Ver através das paredes? Inteligência artificial virou bruxaria???

Hoje em dia, é completamente normal olhar para um produto e ver aplicado métodos de IA. Dito isto, com a evolução tecnológica, nomeadamente do poder computacional, começou a ser possível que algoritmos mais robustos fossem criados e posteriormente executados! Como é o caso dos algoritmos de inteligência artificial, que necessitam de uma boa máquina.



Entretanto, para os mais leigos, a inteligência artificial consiste em dotar máquinas com capacidades similares às capacidades humanas.

Assim, é possível comparar a aprendizagem de uma máquina à aprendizagem de uma criança. Sem entrar em muito detalhe, quantos mais dados forem fornecidos à rede, maior será o número de características/padrões que esta irá aprender.

Bem… Agora… A Inteligência Artificial (IA) já é comparada com poderes do além!

Sim, leu bem, já é possível ver através das paredes! Não estamos a falar de bruxaria, nem de cheats como os que se usava nos meus velhos tempos de glória no CS 1.6. A figura em baixo ilustra alguns resultados do estudo deste método:

Assim, irei de uma forma simples, explicar como tudo isto se processa.

Bem, para isto ser possível, é necessário haver propriedades físicas que consigam atravessar paredes e outros objetos opacos. Assim, se formos a pensar no nosso dia a dia o que existe com estas características são as ondas radio, ou mais especificamente o sinal Wi-Fi que hoje em dia existe em todo o lado.

O sinal Wi-Fi além de ser capaz de atravessar materiais opacos. Também é refletido pelo ambiente, conseguindo voltar ao router! É aqui que está o ponto-chave.

Portanto, deste modo, os investigadores partiram deste ponto-chave! Criando assim um equipamento capaz de emitir um sinal Wi-Fi, que posteriormente consegue capturar o reflexo desse mesmo sinal no meio ambiente. Entretanto, para capturar este sinal refletido, este aparelho usa dois planos, um paralelo ao chão e outro perpendicular como ilustra a figura em baixo. Sendo basicamente através da agregação dos sinais capturados pelos dois planos, que fazem com que esta bruxaria aconteça.

Em suma, os sinais capturados de ambos os planos são os mapas de confiança. Que podem ser vistos como padrões! Visto que onde a pessoa está, o sinal refletido difere.

Desse modo, apesar do sinal adquirido não parecer ter qualquer significado… Todo o sistema percebe o que está acontecer.

Contudo, só isso não chega! Para que a rede consiga identificar os padrões desses sinais Wi-Fi. Necessitamos das mesmas cenas filmadas para auxiliar no treino, sendo colocados os dados das filmagens noutra rede.

Em seguida, a pose obtida à saída da rede treinada com base nas filmagens é colocada na rede que usa o sinal Wi-Fi refletido. Isto de forma a treinar essa rede com os dados de saída da rede anterior com os dados do sinal Wi-Fi. Muito resumidamente, é como se tivéssemos uma rede a supervisionar outra rede.

Entretanto, para treinar estas redes que consistem em aprender tarefas do mundo real. São utilizados algoritmos de aprendizagem supervisionada. No entanto, estes algoritmos precisam de imensos dados para que esta conseguir aprender padrões.

Consequentemente, quando exposto a dados de entrada do mesmo género, mas que nunca foram vistos pelo algoritmo. Este consegue perceber e prever os dados!

É desta forma que este algoritmo, ou seja, o tão badalado IA, dota as máquinas com o poder de ver através da parede!

E não é tudo, visto que cada pessoa tem características muito próprias, como o seu movimento. A rede demostra que também adquire conhecimento acerca deste tipo de informação. O que possibilita mais do que saber que está algo do outro lado da parede… Permite saber quem está do outro lado.

Em suma, nem tudo é bruxaria! Afinal de contas, já há muito tempo que sabemos que as ondas rádio conseguem atravessar paredes. Mas apenas há pouco tempo é que se pensou em aproveitar essa capacidade para tornar o impossível em possível.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte 1, 2

 

mm
João Sousa
Desde cedo sempre procurei estar a par das novidades tecnológicas acabando por seguir carreira na vertente das tecnologias. Conhecer o estado da arte atual nas diferentes tecnologias preenchem os meus dias pois gosto de estar sempre na vanguarda do conhecimento.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!