Alerta: podem estar a ver à distância o ecrã do seu smartphone!

Os smartphones não são menos susceptíveis a ameaças do que os computadores. De facto até devíamos dar muito mais atenção à segurança destes equipamentos do que aquilo que damos. É que na verdade não nos temos de preocupar só com as infecções ocasionais. Há uma ameaça cada vez mais popular e que passa despercebida a muitos utilizadores. Trata-se uma coisa conhecida por espelhamento do smartphone. Já ouviu falar disto? Na prática alguém pode estar a ver à distância o ecrã do seu smartphone. Assustador não é?

Alerta: podem estar a ver à distância o ecrã do seu smartphone!

O que é a espelhamento de smartphone?

O espelhamento de smartphone é o processo de transmissão do ecrã de um smartphone para outro dispositivo. No contexto da segurança, o termo refere-se a um ataque informático em que o que vê no seu ecrã também é visto pelo criminoso.

Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

Por outras palavras, se um criminoso espelhar o ecrã do seu smartphone, poderá monitorizá-lo em tempo real e aceder a um conjunto de informações sensíveis. As suas palavras passe, fotografias, mensagens de texto e informações bancárias ficariam expostas.

Os ataques de espelhamento de smartphones podem ocorrer através de vários métodos. Mesmo que um criminoso não consiga aceder fisicamente ao seu smartphone, pode conseguir induzi-lo a instalar software malicioso que pode ser utilizado para replicar o que vê no seu ecrã. Este tipo de malware pode ser implantado através de aplicações aparentemente legítimas, através de e-mails e links de phishing, através de Bluetooth, redes Wi-Fi públicas falsas, etc.

Os sinais de que o seu smartphone está comprometido

Ter o ecrã do seu smartphone espelhado sem consentimento seria obviamente devastador para a sua privacidade e segurança, e é por isso que é crucial detetar esse tipo de ataque numa fase inicial. Mas como saber se alguém está a espelhar o seu smartphone?

Aplicações desconhecidas

Existem aplicações no seu smartphone que não se lembra de ter instalado? Isto pode indicar um problema de segurança grave, especialmente se a aplicação estiver a exigir permissões invulgares. Lembre-se de que o malware está muitas vezes disfarçado de software aparentemente inofensivo e que as aplicações legítimas ficam por vezes comprometidas devido a vulnerabilidades.

ver à distância o ecrã do smartphone

Atividade suspeita na conta

A atividade suspeita nas suas contas é outro sinal de que o seu smartphone está comprometido. Se um criminoso estiver realmente a espelhar o seu dispositivo, pode já ter acedido ao seu e-mail ou conta bancária online, ou pelo menos tentado fazê-lo. A grande maioria dos cibercriminosos é motivada por ganhos financeiros, pelo que o seu dinheiro é o que eles realmente procuram.

Sobreaquecimento

Tal como faria com que a bateria se esgotasse mais rapidamente, um ataque de espelhamento de smartphone provocaria o sobreaquecimento do dispositivo. Se o seu telefone estiver quente ao toque, mesmo quando não está a executar aplicações exigentes, algo está definitivamente errado. Além disso, o sobreaquecimento não sugere apenas que um cibercriminoso está a espelhar o seu smartphone, mas também representa uma ameaça para os componentes de hardware do seu telefone.

WhatsApp conversas secretas, WhatsApp duas atualizações, função do WhatsApp, esconder conversas trancadas no WhatsApp, Canais do WhatsApp, melhorar a qualidade do áudio no WhatsApp, novidades do WhatsApp, partilhar imagens em alta resolução no WhatsApp, WhatsApp conversas com números desconhecidos, continuar a utilizar o WhatsApp

Bateria descarregada

Normalmente, o malware é executado em segundo plano e consome muitos recursos e poder de processamento, o que pode ter um enorme impacto na duração da bateria. Se um criminoso espelhar o seu smartphone, provavelmente a primeira coisa que notará será que a bateria está a esgotar-se muito mais depressa do que o habitual.

Picos na utilização de dados

Entretanto os picos no uso de dados móveis não são necessariamente um sinal de infiltração de malware. No entanto se um atacante espelhar o seu smartphone, provavelmente haverá um aumento notável. De qualquer forma, se controlar a sua utilização de dados, deve ser capaz de notar a diferença imediatamente.

Problemas repentinos de desempenho

Os problemas de desempenho em geral são definitivamente algo a que vale a pena prestar atenção, especialmente se o início deste problema for repentino e rápido, e não um resultado de problemas técnicos regulares. Assim se o seu smartphone está subitamente a congelar, a falhar, a sobreaquecer e a ter dificuldades em executar aplicações, alguém pode estar a espelhá-lo.

smartphone Android atacado em segredo, Xiaomi clonar pessoas, Xiaomi automóveis elétricos, ver à distância o ecrã do smartphone

Para ser claro, os sinais de aviso acima descritos podem indicar uma grande variedade de ameaças, e não apenas uma espelhagem. Assim se notar alguns ou a maioria deles, ao mesmo tempo que recebe notificações de que alguém está a tentar aceder a uma conta que lhe pertence, é mais do que provável que esteja a ser alvo.

Não entre em pânico, mas tome medidas imediatas. Para começar, deve desligar imediatamente o seu smartphone da Internet. Ligue para o seu banco e informe os seus contactos sobre o que aconteceu. Altere as suas palavras-passe e configure a autenticação multi-fator em todas as suas contas.

Entretanto se não tiver a certeza do que fazer, considere a possibilidade de obter ajuda profissional. E se preferir resolver o problema sozinho, fazer uma reposição de fábrica do seu smartphone pode ser a melhor opção (mas tenha em atenção que perderá todos os dados do seu dispositivo, a menos que tenha feito uma cópia de segurança dos mesmos).

Assim ver à distância o ecrã do seu smartphone é um perigo bem real por isso todo o cuidado é pouco.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.