Calor: ter a ventoinha ligada custa-lhe isto de luz por mês!

A venda de ventoinhas disparou. No entanto apesar das pessoas as comprarem muitas vezes não as utilizam. Isto porque têm fama de muito gastadoras apesar de serem bastante mais económicas que o ar condicionado. No entanto, a verdade é que este eletrodoméstico tem mais fama que proveito. Assim se está com receios devido à conta da luz vamos dizer-lhe quanto custa ter a ventoinha ligada.

Calor: ter a ventoinha ligada custa-lhe isto de luz por mês!

Para calcular este valor, tem de descobrir quanta eletricidade a sua ventoinha consome.

Primeiro, tem de descobrir a sua “potência”, que lhe dará a resposta e lhe dirá a quantidade de energia que está a utilizar. Depois, precisa de encontrar a potência total que terá para transformar essa potência em quilowatts-hora. Mas há um pouco de matemática envolvida.

Primeiro, tem de dividir os quilowatts-hora por 1000, o que lhe dará a quantidade de potência utilizada numa hora.

Assim, se a sua ventoinha tem uma potência de 70 watts na posição alta e a utiliza sempre, divida 70 por 1000 = 0,07.

Depois, tem de multiplicar este número pelo número de horas que utilizou a ventoinha.

Por exemplo, se estiver a utilizá-la durante 12 horas de cada vez, então 0,07 kW x 12 horas significa 0,84 kW de potência.

Quando tiver a sua potência em quilowatts, deve multiplicá-la pelo montante que lhe é cobrado por 1 kW de eletricidade.

Não existe um preço normalizado para o custo da eletricidade por kWh pelo que terá de consultar a sua fatura de energia para encontrar este valor.

Em termos gerais a maioria das ventoinhas pode custar cerca de 1,60 Euros se a tiver ligado durante a noite ao longo de sete dias. Ou seja, isto dará cerca de seis euros por mês.

Obviamente, os custos variam consoante o tipo de ventoinha que tem, o tempo de utilização, a regulação e o valor que paga pela energia.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados