Veja tudo o que sabem os estafetas da Uber Eats sobre si

As aplicações de entrega de comida, como a Uber Eats ou a Glovo são convenientes, mas têm a sua quota-parte de preocupações com a segurança. Assim veja o que sabem os estafetas da Uber Eats sobre si e tire as suas próprias conclusões!

A Uber recebe milhares de pedidos de informação de clientes sobre a quantidade de informação que o seu motorista de entregas tem sobre eles. Destes as mulheres são 53% mais propensas a ter preocupações sobre a partilha das suas informações pessoais, especialmente se a experiência de entrega as deixou desconfortáveis.

Veja tudo o que sabem os estafetas da Uber Eats sobre si

Para dar tranquilidade aos clientes, a Uber Eats lançou uma funcionalidade chamada “Ver como o motorista” em janeiro de 2023. A funcionalidade permite-lhe ver exatamente a que informações o seu entregador tem acesso, antes e depois da entrega. A Uber lançou uma funcionalidade semelhante denominada “Ver como condutor” em 2020 para responder a preocupações sobre as informações partilhadas com os condutores da Uber.

Infelizmente esta função ainda só está disponível nos EUA e Canadá.

Mas a que informações têm acesso?

De acordo com a Uber, quando solicita uma entrega Uber Eats, o motorista apenas pode ver a sua localização aproximada. Entretanto quando o seu motorista recolhe a encomenda, recebe informações adicionais. Estas incluem o seu nome próprio e apelido, a morada exata de entrega e quaisquer notas de cliente que possa ter. Depois de a encomenda ser entregue, o seu local de entrega anónimo continua visível para o condutor. No entanto detalhes como o número da sua casa desaparecem. Embora nada impeça um motorista de tomar nota do seu nome ou morada, estas informações deixam de ser visíveis na aplicação Uber Eats.

O que não podem ver sobre si!

A Uber também confirmou os detalhes que o seu motorista de entregas não tem sobre si. Assim isto inclui o seu método de pagamento ou os dados do seu cartão de crédito. Estas informações de pagamento ficam na aplicação e não são partilhadas com os motoristas. O seu número de telefone não é indicado na aplicação. Em vez disso, o seu motorista vê um número anónimo se precisar de lhe telefonar. A classificação que atribui ao seu estafeta também não é partilhada com ele. Esta é, compreensivelmente, uma preocupação de segurança, especialmente se tiver tido uma experiência má ou estranha. Se adicionou uma fotografia de perfil à sua conta Uber Eats, esta também é ocultada ao seu motorista de entregas.

motoristas da Uber Eats

O Uber Eats não partilha o seu apelido com os motoristas, com uma exceção. Se pedir uma entrega de bebidas alcoólicas, o seu apelido pode estar visível na sua identificação. Isto acontece porque o entregador precisa de digitalizar o seu documento de identificação para verificar a sua idade quando pede bebidas alcoólicas. A Uber afirma que as informações do seu documento de identificação desaparecem para o motorista após a entrega e que o documento digitalizado desaparece da aplicação após 72 horas.

Entretanto se optar por deixar a encomenda à sua porta, o motorista do Uber Eats tem de tirar uma fotografia para confirmar a entrega. No entanto, esta fotografia fica inacessível ao motorista. Assim depois de partilhada elimina-se quando fecha a aplicação.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também