É verdade que os veículos elétricos se incendeiam mais?

Existem muitos mitos no que diz respeito aos veículos elétricos, nomeadamente que se incendeiam mais ou que são muito mais amigos do ambiente? Mas onde está a verdade? Anjos ou demónios? Vamos responder a estas questões mais importantes sobre os veículos elétricos.

É verdade que os veículos elétricos se incendeiam mais?

Os incêndios ocorrem durante o carregamento, colisões e se tiver uma bateria defeituosa. A empresa EV Fire Safe realizou um estudo que descobriu que a probabilidade de a bateria do seu veículo pegar fogo é de 0,0012%, o que é muito inferior ao esperado. Constatou também que só temos 104 casos confirmados de veículos elétricos que arderam a nível global. 24 casos ainda estão pendentes de investigação.

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No estudo a 10 anos de 2010 a 2020, a maioria dos incidentes ocorreram em 2020, quando as quotas de mercado atingiram os 4,3%. Isto faz sentido porque tivemos mais veículos na estrada. Claro que há medida que existem mais vendas também os incidentes aumentarão estatisticamente. O foco continua nas probabilidade, que ainda são melhores comparativamente a veículos a gasolina.

Os veículos elétricos apresentam um risco inferior de pegarem fogo num acidente em comparação com os híbridos e os veículos a gasolina. Mesmo assim, são extremamente perigosos se arderem. Isto porque estes fogos são difíceis de extinguir.

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um Tesla

Um incêndio nos veículos elétricos é geralmente causado por uma falha da bateria ou por problemas com o carregador. No entanto, podem ser evitados se o veículo estiver corretamente conservado e a bateria não estiver danificada. Vários estudos concluíram que os veículos elétricos são tão seguros como os motores de combustão. Entretanto à medida que são desenvolvidas baterias mais seguras e a consciência sobre o carregamento aumenta estes automóveis serão ainda mais seguros. Os avanços tecnológicos continuarão a melhorar à medida que os consumidores se tornarem mais conscientes do ambiente e comprarem mais elétricos.

As baterias e o ambiente

Os veículos elétricos destacam-se pelo menor impacto ambiental. No entanto, algumas pessoas receiam que as baterias usadas possam ser ainda piores. Esta é uma questão delicada. Dito isto, é caso para dizer que ainda não são assim tão amigas do ambiente como se pretende, mas as coisas estão a melhorar muito.

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As baterias dos veículos elétricos utilizam muitos materiais, incluindo metais como lítio, cobalto e níquel. Estes materiais são todos extraídos da terra, pelo que há um potencial de danos ambientais durante o processo de mineração. No entanto, as baterias EV também são compostas por materiais reciclados de baterias de veículos elétricos antigos. Entretanto e embora o sistema de reciclagem de baterias ainda tenha um caminho longo a percorrer, as coisas estão cada vez melhores.

Seja como for quando a bateria de um elétrico atinge o fim da sua vida útil, os materiais podem ser extraídos e utilizados para fabricar novas baterias. Isto ajuda a reduzir a necessidade de mineração e o impacto ambiental associado. Na prática isto significa que quanto mais elétricos existirem menor será o impacto.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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