Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica, criado por Massimo Banzi e David Cuartielles, em 2005, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controlo de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos.
Com o Arduino é possível também enviar e receber informações de praticamente qualquer outro sistema eletrónico. Desta forma é possível contruir por exemplo, um sistema de captação de dados de sensores, como temperatura, controlo de iluminação, processar e enviar esses dados para um sistema remoto, ou demostra-los num ecrã.
Outra característica importante é que todo material (software, bibliotecas, hardware) é open-source, ou seja, pode ser usado por todos, sem a necessidade de pagamento de royalties ou direitos de autor.
A plataforma é composta essencialmente de duas partes: O Hardware e o Software. Sendo uma placa PBC de programação de código aberto, baseado numa simples placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a respetiva placa.
A linguagem de programação do Arduino é uma implementação do Wiring, uma plataforma computacional física semelhante, que é baseada no ambiente de programação Processing, feito em Java.
Fonte : Arduino Portugal
Breve explicação
Neste artigo iremos conectar um relé ao nosso Arduino fazendo desligar e ligar uma luz através da inserção de um número (1 – Liga , 2 – Desliga), para isso iremos necessitar do seguinte material:
- Arduino Uno / Mega …
- Um shield relé (1,2,4,8 channels)
- Cabos (podem ser pares dos cabos utp descarnados nas pontas)
- Software Arduino (IDE) ou o editor online
- Um casquilho ou mesmo um candeiro e cabo eléctrico
Esquema de ligação
- Pino digital 8 do Arduino liga-se ao CH1 do relé
- Pino GND do Arduino liga-se ao GND do relé
- Pino 5v do Arduino liga-se ao de 5v do relé
- Cabo castanho liga-se ao COM do relé
- O cabo terra(cabo usado por mim para fazer a ligação do relé ao lagarto que interliga ao candeeiro, único cabo eléctrico que tinha á mão) liga-se ao NO do relé
O código necessário e comentado encontra-se aqui.
Video Explicação
Para correr a aplicação do Arduino basta seguir os seguintes passos, tendo atenção que o Arduino necessita de estar interligado ao seu computador.
Neste video podem observar o resultado final e de seguida a explicação de como enviar o código para o Arduino
Até ao próximo artigo 😉
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