Vamos ligar um relé ao Arduino? Projeto SmartHome

Vamos aprender a programar e a interligar um relé ao Arduino

91661
0
Share:

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica, criado por Massimo Banzi e David Cuartielles, em 2005, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controlo de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos.

Com o Arduino é possível também enviar e receber informações de praticamente qualquer outro sistema eletrónico. Desta forma é possível contruir por exemplo, um sistema de captação de dados de sensores, como temperatura, controlo de iluminação, processar e enviar esses dados para um sistema remoto, ou demostra-los num ecrã.

Outra característica importante é que todo material (software, bibliotecas, hardware) é open-source, ou seja, pode ser usado por todos, sem a necessidade de pagamento de royalties ou direitos de autor.

A plataforma é composta essencialmente de duas partes: O Hardware e o Software. Sendo uma placa PBC de programação de código aberto, baseado numa simples placa microcontroladora e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a respetiva placa.

A linguagem de programação do Arduino é uma implementação do Wiring, uma plataforma computacional física semelhante, que é baseada no ambiente de programação Processing, feito em Java.

Fonte : Arduino Portugal

Breve explicação 

Neste artigo iremos conectar um relé ao nosso Arduino fazendo desligar e ligar uma luz através da inserção de um número (1 – Liga , 2 – Desliga), para isso iremos necessitar do seguinte material:

  • Arduino Uno / Mega …
  • Um shield relé (1,2,4,8 channels)
  • Cabos (podem ser pares dos cabos utp descarnados nas pontas)
  • Software Arduino (IDE) ou o editor online
  • Um casquilho ou mesmo um candeiro e cabo eléctrico

Esquema de ligação

 

 

  • Pino digital 8 do Arduino liga-se ao CH1 do relé
  • Pino GND do Arduino liga-se ao GND do relé
  • Pino 5v do Arduino liga-se ao de 5v do relé
  • Cabo castanho liga-se ao COM do relé
  • O cabo terra(cabo usado por mim para fazer a ligação do relé ao lagarto que interliga ao candeeiro, único cabo eléctrico que tinha á mão) liga-se ao NO do relé

O código necessário e comentado encontra-se aqui.

Video Explicação

Para correr a aplicação do Arduino basta seguir os seguintes passos, tendo atenção que o Arduino necessita de estar interligado ao seu computador.

Neste video podem observar o resultado final e de seguida a explicação de como enviar o código para o Arduino

Até ao próximo artigo 😉

Share:
Pedro Magalhães

Dê a sua opinião