Como estamos fartos de dizer, os chips que dão vida ao armazenamento SSD vão aumentar de forma muito agressiva na primeira metade de 2024, provavelmente um aumento de mais ou menos 50%, com espaço para aumentos um pouco mais baixos no que restar do ano.
As fabricantes baixaram a produção durante quase todo o ano de 2023, e começaram a apostar em hardware mais avançado, mais caro, e claro, com maiores margens de lucro. Porém, isso não aconteceu apenas no armazenamento, também aconteceu nos chips que dão vida à sempre popular e necessária memória RAM.
Isto é inegavelmente importante em 2024, porque com a chegada em força do IA a tudo o que é aparelho computacional, a necessidade de memória vai aumentar de forma extremamente agressiva, tanto no lado do consumidor, como também no lado da indústria.
Vai tudo aumentar… Outra vez! Primeiro RAM e SSDs!
O mercado está obviamente influcienciado por tudo aquilo que está a acontecer no campo da Inteligência Artificial. As placas gráficas estão caras porque toda a força de produção está a ser utilizada para chips IA, os processadores estão a mudar e a ficar mais complexos para um melhor processamento de algoritmos IA, e por isso estão também a ficar mais caros, e claro, como não poderia faltar, os chips de memória DRAM e NAND Flash também estão a encarecer! Porquê? Porque a Inteligência Artificial precisa de muita e boa memória para funcionar, tanto no lado dos servidores, como também no lado dos clientes.
Dito tudo isto, segundo a TrendForce, os novos contratos relativos à produção e fornecimento de chips DRAM apontam para um aumento muito significativo nos preços no primeiro trimestre de 2024, só para começar. Estamos a falar de um aumento entre 13% e 18%.
Este aumento não cair do céu, ou seja, a memória RAM não vai encarecer no imediato. Isto é ainda no lado da produção. Mas é inegável que ao longo do ano, vamos começar a ver um encarecimento lento, mas consistentes, que nos poderá trazer alguns dissabores.
Especialmente porque isto não significa um aumento apenas nos kits de memória RAM dos nossos computadores. A RAM está em todo o lado, está nos tablets, smartphones, smartwatches, PCs, etc… Vai tudo encarecer! Outra vez…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!