Inicio Hardware Vai ser uma dor de cabeça comprar um portátil com uma GeForce...

Vai ser uma dor de cabeça comprar um portátil com uma GeForce RTX

Vai ser uma dor de cabeça comprar um portátil com uma GeForce RTX – Depois de ter lançado as suas placas topo de gama GeForce RTX 2070, 2080 e 2080 Ti no verão, a NVIDIA está agora a mudar o foco para a gama média e para os portáteis! Afina, já lançou a sua RTX 2060 e está pronta a lançar a ainda mais barata GTX 1060 Ti… Pois bem, o próximo passo é agora o mundo ‘mobile’.

A NVIDIA está agora no processo de lançar as primeiras placas gráficas RTX 2000 para o mundo mobile!

No entanto, parece que a performance vai deixar um pouco a desejar… Pelo menos em alguns modelos.

comprar um portátil

Parece que os fabricantes vão ter muita liberdade, talvez demasiada liberdade na produção destes produtos. E assim, a performance poderá ser muito diferente de produto para produto, dependente do fabricante, ou até da gama que for escolhida.

Em suma, pode comprar dois portáteis equipados com uma RTX 2070 ‘Mobile’… Mas a performance ser vastamente diferente! Dependendo das frequências e solução de refrigeração implementada pelo fabricante.

Assim, uma NVIDIA RTX 2080 Max-Q, pode por exemplo, ter a frequência de 735MHz… Que é no fundo, metade daquilo que a versão para desktop é capaz (1515MHz).

No entanto, muito curiosamente, a implementação non-Max-Q da NVIDIA RTX 2080 ‘Mobile’, parece ter uma frequência bastante mais ‘decente’ de 1380Mhz. (Menos 200MHz que a versão normal)

Claro que estas frequências mais baixas são um mal, que é no fundo necessário…

comprar um portátil

Afinal de contas, estamos a falar de chips gráficos que vão equipar portáteis, onde o consumo de bateria e temperatura dissipada tem muita importância.

O problema mais significativo no meio disto tudo, é quando for a uma loja tentar comprar um novo portátil, não vai ter a mais pequena ideia da frequência da placa gráfica implementada pelo fabricante. Portanto, podem estar dois modelos lado a lado, com a mesma exata placa gráfica, mas com performance vastamente diferentes… E o consumidor não vai fazer a mais pequena ideia disto mesmo.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

CoD: Cold War a 4K e 120FPS nas consolas? Parece que sim!

Quando parecia que os 4K@120FPS eram apenas uma promessa que nunca seria cumprida, eis que a Activision mete os jogadores em sentido, ao lançar...

OnePlus 8T: o primeiro smartphone não Pixel com Android 11!

A OnePlus está a mudar algumas estratégias e isto nota-se, não só com o lançamento do OnePlus Nord, como também numa alteração que fez...

(Sondagem) Ecrã ou bateria? O que prefere num smartphone?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

A NVIDIA já veio a público falar sobre os problemas das RTX 30

Por vezes é normal que um lançamento tenha alguns problemas... No entanto, depois das RTX 20 terem apresentado alguns problemas sérios nas primeiras unidades,...

PS5 e Xbox Series X vão sofrer com o armazenamento!

PS5 e Xbox Series X - As consolas de nova geração estão prestes a chegar às prateleiras! Afinal de contas, já conhecemos as datas...