Vai ficar tudo mais caro! TSMC quer aumentar preços em 25%

Como deve saber, estamos a meio de uma crise de produção sem igual na indústria. Afinal de contas, os preços já estão constantemente a subir, e algumas indústrias já tiveram de parar algumas linhas de produção, devido à escassez de chips essenciais.

Aliás, basta olhar para o mundo dos PCs, para perceber que está tudo virado do avesso, nomeadamente se olhar-mos para os preços das placas gráficas. Afinal de contas, placas como a RTX 3070, que deveriam custar 500€, estão agora acima dos 1400€… E sabe o que é mais curioso? Mesmo a este preço, o stock não fica muito tempo em armazém.

Pois bem, como já disse várias vezes, as coisas ainda vão piorar muito antes de começarem a melhorar.



Vai ficar tudo mais caro! TSMC quer aumentar preços em 25%

7nm, tsmc

Portanto, parece que a TSMC está mesmo a planear aumentar os seus preços, desta vez com os rumores a apontar para um aumento de 25% em toda a gama. Ou seja, a TSMC está a pensar aumentar os preços dos seus wafers de 12” em 400$. O que por sua vez resultará no preço mais alto de sempre.

Assim, além do cancelamento de todos os descontos de volume (quanto mais encomendar, menos será o preço), a TSMC quer aproveitar a ‘onda’ para aumentar as suas margens de lucro, e assim conseguir ganhar tempo e dinheiro para investir a sério no seu processo de 5nm, que deverá começar a ganhar mais força ao longo do ano, e no novo processo de 3nm, que deverá começar a produzir em massa na segunda metade de 2022.

Entretanto, se acha que estes aumentos são injustos, é preciso ter em conta que a TSMC está a lidar com uma crise gigantesca no fornecimento de água (Taiwan está a passar por um período de seca extrema), ao mesmo tempo que está a lidar com novas regulamentações inerentes à pandemia. O que por sua vez está a resultar em muitas horas extras, e mais turnos, para manter os níveis de produção normais.

No entanto, é inegável que este aumento de preço, que muito provavelmente irá adotado pelo resto da indústria, vai ter um impacto profundo no mundo tecnológico. Nomeadamente no mundo dos smartphone, que apesar de ainda estar mais ou menos ‘normal’, vai começar a acusar a pressão de toda esta crise na segunda metade do ano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

God of War Ragnarok vai ser último jogo “desta saga”

Ao que tudo indica, God of War Ragnarok vai ser o último jogo da saga nórdica (calma! Não vai ser o último jogo God...

HBO cancela uma das séries mais conhecidas e fãs passam-se!

Tendo em conta que o mundo do Streaming não gira só em volta da Netflix a verdade é que existem outras plataformas que também...

(Análise) Corsair Sabre Pro Wireless: Sem fios e sem stress!

A Corsair é inegavelmente uma das fabricantes de hardware e periféricos mais interessantes no mundo do PC Gaming. Afinal de contas, quase nunca desilude,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!