Vai comprar portátil com placa gráfica NVIDIA? Tenha muita atenção!

Por vezes, as fabricantes ficam demasiado entusiasmadas quando chega a altura de dar nomes às tantas linhas de produtos que têm no mercado. Um grande exemplo disto mesmo é a NVIDIA, que na sua gama de placas Destkop tem nomenclaturas como Super, Ti e Ultra, e no mundo dos portáteis ainda adiciona o Max-Q e Max-P.

Sou sincero, até eu que lido com isto todos os dias, tenho de ir ver quais são as diferenças entre uma RTX 2060 Max-Q e uma Max-P. É que além destas placas mobile serem mais fracas que a versão ‘Desktop’, ainda têm estes diferenciadores estranhos, que na verdade, apenas confundem os consumidores. Mas claro está, mais vale informação a mais, do que informação a menos.

Dito tudo isto, parece que a NVIDIA também chegou à conclusão que nomes a mais pode ser dinheiro a menos. E como tal, as coisas vão mudar nos próximos tempos.



NVIDIA está pronta a simplificar a sua gama de placas mobile! Mas agora não vai saber o que está no seu portátil.

nvidia, Nvidia Problemas

Portanto, a NVIDIA anunciou recentemente as suas novas RTX 3000 baseadas na arquitetura Ampere para o mercado mobile (portáteis). Uma excelente notícia se quer um novo portátil com boa performance gráfica.

Entretanto, como disse em cima, a nomenclatura destas placas é sempre um pouco confusa. Afinal de contas, além de cada versão ser mais fraca que a sua irmã desenhada para os PCs desktop, temos ainda as designações Max-P e Max-Q, onde a ‘P’ significa máxima performance e o ‘Q’ significa que a placa foi feita para garantir que o portátil poderá ser fino, leve e fresco. Muito resumidamente, as placas Max-Q estão limitadas para garantir que um ultra portátil continua a ser um ultra portátil.

Dito tudo isto, a NVIDIA decidiu desistir desta diferenciação.

Mas não vai apresentar nenhuma solução. Os modelos vão ser exatamente os mesmos, mas agora, as fabricantes não precisam de especificar que modelo estão a utilizar no seu portátil. Ou seja, pode ter dois portáteis lado a lado com a mesma “RTX 3060”, mas uma poderá ser significativamente mais poderosa que a outra.

Por isso… Muito cuidado! Se for comprar um novo portátil, tenha a certeza do modelo que está a adquirir.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.