Utilizar um Rato Vertical no dia-a-dia. É estranho! Mas é bom!

Como já dissemos várias vezes, o mundo da tecnologia é dominado por padrões. Mas isso não significa que não exista evolução! Afinal, como está tudo num modo de constante evolução, e como é preciso ter cada vez mais atenção ao conforto e bem-estar dos utilizadores ao longo do seu dia de trabalho. Os padrões acabam por também acompanhar essa evolução! Por vezes, existem alguns produtos que tentam desafiar aquilo que é normal.

Feliz ou infelizmente, hoje em dia é completamente normal ficarmos 8 horas à frente de um monitor (ou mais que um monitor, e às vezes bem mais que 8 horas), constantemente a escrever num teclado e a mexer num rato.

- Publicidade -

A vida de escritório moderna é assim, e são mesmo muitas horas numa posição que pode ser desconfortável, e pode até ser prejudicial para a sua saúde. Especialmente para os seus dedos, mãos, e pulsos.

É exatamente por isso que a Ergonomia está a ganhar uma outra importância! Mas… Como é usar um produto focado na ergonomia, depois de décadas a utilizar o “Padrão”. Epá… É estranho! É um estranho bom, mas não deixa de ser estranho.

Utilizar um Rato Vertical no dia-a-dia. É estranho! Mas é bom.

lift, rato, logitech

Portanto, tive finalmente a oportunidade de começar a utilizar o rato sem fios Logitech Lift no meu dia-a-dia.

Algo que estava debaixo de olho há vários meses, porque joguei Andebol durante mais de 15 anos, e como tal, estou cheio de pequenas lesões que não são limitativas para o meu dia-a-dia, mas que são aborrecidas e até irritantes, especialmente nos pulsos! (Parti um pulso, e no conjunto da coisa, abri os dois pulsos 9x durante a minha “carreira”).

É exatamente devido a isto que sempre olhei para o Lift com bons olhos. Um rato que tenta seguir a pose natural da mão, sem comprometer o nível de funcionalidade? Parece incrível! Mas, a adaptação não é imediata.

  • Nota: Atenção! Isto não é uma review ao rato. Até porque este é apenas o segundo dia de utilização. É apenas um comentário à mudança de padrão (formato) em algo que utilizo desde que era uma simples criança.

Como é usar esta “coisa”?

rato, vertical, logitech, lift

O rato funciona de uma forma completamente normal, igual a qualquer outro rato. Mas, com os meus 31 anos de idade, posso dizer que já uso ratos “tradicionais” há qualquer coisa como 25 anos. (Sim! Comecei cedo!)

Por isso, além da estranheza de mexer um rato de computador com a mão de lado, que por vezes até me leva a pegar no rato de uma forma que não é suposto (por vezes tento pegar nele como um rato “normal”), temos ainda outra coisa interessante. Este rato é muito mais alto que qualquer outro rato, porque a superfície de pega está levantada. Qual é o problema? Bem, já lhe dei umas quantas chapadas ao retirar a mão direita do teclado para agarrar no rato. Isto é interessante, porque são anos e anos de habituação, a um certo tipo de formato de rato, que agora não existe na minha secretária.

Porém, os únicos problemas de adaptação foram apenas esses. De resto, a utilização é completamente normal, e até parece mais natural. Curiosamente, a diferença é tão grande, que agora sinto pressão a escrever. Porquê? Essa pressão sempre existiu, mas antes nunca metia o pulso numa posição de repouso. O pulso estava em stress no rato, e passava para mais stress no teclado. Agora está numa posição mais confortável no rato, e depois passa para uma situação de stress no teclado.

Bem… Vou ter de arranjar um teclado ergonómico! Logitech, para onde mando a morada?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.