Cinco razões para utilizar o Waze em vez do Google Maps

Entre o Waze o Google Maps cada uma delas tem as suas mais valias. No entanto para quem anda constantemente na estrada o Waze pode oferecer mais atrativos. Isto também graças à super-comunidade que o rodeia. Ainda assim há muitas outras diferenças importantes e como tal vamos dizer-lhe as cinco razões para utilizar o Waze em vez do Google Maps.

Cinco razões para utilizar o Waze em vez do Google Maps

Relatórios de incidentes, um velocímetro e outras opções que tornaram o Waze especial estão agora disponíveis no Google Maps. Foi exatamente por isso que o Waze não podia ficar de braços cruzados.

Avisos de lombas

Se vive numa cidade cheia de lombas, pode achá-las irritantes, mas o Waze agora avisa da sua localização, para que não tenha de travar a fundo quando as vir na estrada. O Google Maps não tem esta funcionalidade, por isso, se estiver particularmente interessado em avisos de lombas, o Waze é a única opção.

As notificações de lombas são há muito um dos principais pedidos da comunidade Waze. Têm de ser adicionadas ao mapa pela comunidade e os utilizadores não podem comunicá-las como um perigo típico.

Faixas de junção

Toda a gente sabe que as faixas de junção são más para o trânsito. Isto porque os engarrafamentos tornam-se dolorosamente comuns nessas zonas. É por isso que o aviso do Waze sobre estas faixas é uma grande novidade.

A aplicação foi recentemente actualizada com suporte para a fusão de faixas, mostrando uma notificação no ecrã quando se aproxima do ponto em que várias faixas se transformam numa só. O utilizador tem mais tempo para abrandar e mudar de faixa de rodagem, evitando assim uma paragem total antes que seja demasiado tarde.

Alterações do limite de velocidade

As autoridades de todo o mundo insistem em prestar atenção aos sinais de trânsito e não confiar em tudo o que uma aplicação de navegação diz. No entanto, não é segredo que, por vezes, estes sinais de trânsito não existem, pelo que pode acabar por ser multado sem motivo.

As aplicações de navegação são certamente úteis e para além dos sinais de trânsito, por vezes são a única forma de antecipar mudanças importantes.

O Waze começou a alertar para as alterações dos limites de velocidade, para que tenha mais tempo para abrandar quando se aproxima de um limite inferior. A aplicação apresenta uma notificação no ecrã e um sinal de limite de velocidade no mapa, para que possa antecipar todas estas alterações muito antes de chegar à sua localização.

Faixa de rodagem

Embora o Google Maps também ofereça assistência na faixa de rodagem, o Waze é particularmente melhor nesta vertente. As últimas actualizações incluem melhorias na navegação em rotundas, tornando mais claro qual a faixa que deve utilizar para entrar e sair, de modo a continuar no percurso sugerido.

O Google Maps também destaca a faixa da direita, mas graças a esta atualização, o Waze agora faz zoom na rotunda, mostrando a faixa recomendada na parte superior do ecrã.

A funcionalidade já está disponível no Android, e o Waze prometeu começar a implementá-la nos iPhones até ao final do ano. Deverá também ser disponibilizada no Android Auto e no CarPlay, mas não estão ainda disponíveis mais pormenores.

Mais tipos de comunicação de incidentes

Embora o Google Maps se tenha expandido para o território do Waze com relatos de incidentes no Android Auto e CarPlay, ainda não é a principal escolha neste espaço.

google maps vs waze: qual o melhor para quem conduz?

O Waze continua a ser a melhor opção para pessoas particularmente interessadas em informações de trânsito, permitindo-lhes fixar mais tipos de perigos no mapa. Por exemplo, o Waze também permite que os condutores comuniquem buracos, atropelamentos e objectos na estrada. Isto para que tenham mais tempo para abrandar e prestar mais atenção à estrada.

Eventualmente, o Waze continua a ser a melhor escolha em termos de navegação de trânsito, apesar da invasão do Google Maps.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também