Acredite: agora não vai mesmo deixar de utilizar o Google Fotos!

Existem inúmeras aplicações de gestão de fotografias, mas o Google Fotos é sem dúvida a mais eficaz. É que na verdade por falta de uma função ou de outra as alternativas ao Google Fotos não conseguem estar à altura. Assim se olhar para tudo o que vamos referir a seguir não vai mesmo deixar de utilizar o Google Fotos.

Acredite: agora não vai mesmo deixar de utilizar o Google Fotos!

A quantidade de armazenamento

O melhor do Google Fotos é que lhe dá uns generosos 15 GB de espaço de armazenamento gratuito. Este espaço é partilhado entre vários serviços Google, como o Gmail e o Google Drive, mas pode utilizá-lo apenas para o Google Fotos, se assim o desejar. Com este armazenamento, pode guardar até 5000 fotografias na sua conta. Se alguma vez ficar sem espaço, pode sempre atualizar o limite de armazenamento, que varia entre 100 GB e 2 TB.

Cópias de segurança automáticas das fotografias e vídeos

Sempre que tira uma fotografia ou captura um vídeo, não tem de se preocupar em carregá-lo manualmente para a cloud. O Google Fotos encontra automaticamente os itens mais recentes na galeria e carrega-os para a conta. O melhor de tudo é a transparência. Nem sequer sabe quando isto está a acontecer.

tirar melhores fotos com o smartphone, Google Fotos mais pedidas, smartphone limpa as fotos

Com esta funcionalidade, mesmo que perca o telemóvel, sabe que as fotografias e vídeos estão guardados em segurança na cloud. Pode então aceder a esses ficheiros a partir de qualquer outro dispositivo sempre que estiver pronto.

Libertar automaticamente o espaço de armazenamento

Quando o Fotos tiver efectuado uma cópia de segurança das fotografias e vídeos, pergunta-lhe se pretende eliminar os itens da cópia de segurança do telefone. Esta é uma funcionalidade muito boa, uma vez que pode organizar o espaço de armazenamento com apenas alguns toques.

Aceder às suas fotografias e vídeos a partir de qualquer dispositivo

O Google Fotos não está limitado a dispositivos móveis como o iPhone, iPad e Android. Pode aceder a este serviço a partir de qualquer dispositivo, desde que este tenha uma ligação à Internet. Isto significa que pode utilizar o seu computador Windows, Mac, Linux ou Chromebook para encontrar e visualizar os itens carregados.

Num computador de secretária, basta visitar o site do Google Fotos, iniciar sessão na sua conta Google e aceder às suas fotografias e vídeos. Isto permite visualizar os meus itens favoritos independentemente do dispositivo que estiver a utilizar.

Partilhar rapidamente os seus itens com outros utilizadores

O Fotos facilita a partilha de fotografias e vídeos. Escolhe o item a partilhar, selecciona “Partilhar” e escolhe as pessoas a quem pretende dar acesso a esse item específico. Também tem a opção de partilhar álbuns inteiros, para que possa dar às pessoas acesso a vários itens de uma só vez.

Edição de fotografias

O Google Fotos não é apenas uma aplicação de galeria. Também possui ferramentas de edição de nível avançado. Por exemplo, se pretender recortar uma fotografia, adicionar um filtro específico, desfocar elementos ou fazer anotações, pode aproveitar o Google Fotos para realizar essas tarefas.

Pode aceder às ferramentas de edição disponíveis abrindo uma fotografia e seleccionando a opção “Editar”.

Sugestões automáticas de edição de fotografias

O Fotos é tão inteligente que, por vezes, encontra automaticamente a edição que pode ser efectuada nas fotografias para as melhorar. Por exemplo, se tiver uma fotografia com pouca luz, o Fotos oferece-me a possibilidade de utilizar uma ferramenta de edição dentro da aplicação para corrigir esse item.

Pasta segura

O Google Fotos disponibiliza a função de Pasta bloqueada onde pode guardar várias fotografias em segurança. Estas fotografias bloqueadas não aparecem na galeria principal do Fotos, mantendo-as disponíveis apenas para si ou para as pessoas com quem as quiser partilhar. Pode configurar esta funcionalidade abrindo o Fotos, seleccionando “Biblioteca” e escolhendo “Pasta bloqueada”.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados