Os utilizadores do Gmail, do Outlook e de outros serviços de email têm de estar alerta para uma nova ameaça que utiliza mensagens perigosas que começaram agora a circular na Internet. De facto, é preciso estarmos à alerta! O objetivo delas é praticamente o mesmo das outras. Deitarem a mão às nossas informações pessoais e sobretudo dados bancários. Assim que os criminosos têm acesso a isto são muito rápidos a movimentarem as nossas compras.
Utilizadores do Gmail e Outlook atenção a esta ameaça!
A nova ameaça volta a utilizar o nome da DHL, mas não é a única ameaça a circular. De facto, já há um TOP 10 que revela as ameaças mais perigosas mas já lá vamos.
O modo de funcionamento, à semelhança do objetivo, é muito semelhante aos ataques anteriores. Dito isto, recebemos um link que chega por email ou por SMS e que nos leva para um site onde temos de introduzir os nossos dados para vermos o estado de uma suposta encomenda perdida ou então para fazermos um pagamento em falta. Normalmente até acabamos por não cair nisto. No entanto à espera de uma encomenda da DHL é meio caminho andado para cairmos no esquema.
De acordo com a empresa de segurança Check Point, o aumento das compras online motivado em muitos casos pela pandemia, levou ao aumento dos ataques relacionados com as transportadoras. De facto, 23% de todas as tentativas de phishing usaram o nome da DHL pelo menos na parte final de 2021. Ou seja mais 9% do que no semestre anterior.
Mas há outros nomes de transportadoras. É exemplo disso a FedEX. No entanto, esta empresa só surge mais para o fim.
Vamos olhar para os nomes das empresas mais utilizadas pelos ataques de phishing.
Dito isto, temos a DHL, cujo nome surgiu em 23% dos ataques. Depois temos a Microsoft com 20%.
Os outros lugares são ocupados pelo WhatsApp (11%), Google (10%), LinkedIn (8%), Amazon (4%), FedEx (3%), Roblox (3%), Paypal (2%) e Apple (2%).
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