Utiliza PIN para bloquear o seu smartphone Android? Cuidado!

Um novo bug encontrado no Android 9 Pie e no Android 10 está a começar a criar muito problemas a alguns possuidores de smartphones Android. Se utilizar um código PIN para bloquear o seu smartphone Android, muito cuidado porque poderá ser afetado.

Os sistemas operativos para dispositivos móveis, quer sejam Android ou iOS, não estão livres de bugs. Dito isto, é por isso que as atualizações regulares são importantes para os corrigir. No entanto, por vezes, alguns erros conseguem escapar a todas as verificações. Quando isso acontece e o problema não é resolvido rapidamente, torna-se muito complicado!

Utiliza PIN para bloquear o seu smartphone Android? Cuidado!

É o caso de um novo bug descoberto recentemente em alguns dispositivos Android 9 Pie e Android 10. De acordo com o site Android Police, tinha sido descoberto recentemente um bloqueio em alguns smartphones Pixel. Depois os problemas começaram a aumentar e já afetam quem tem um Sony Xperia Xz2 Compact e também o OnePlus 7 Pro. Pior do que tudo, é que ao nível dos smartphones, não deve ficar por aqui.

OnePlus 7 Pro

Qual é o problema? Bem, se estiver a utilizar o PIN como método de bloqueio do seu smartphone, é provável que seja atingido por esta falha.

A forma como tudo acontece é simples. Digita o seu PIN, o ecrã pisca em preto e o processo de desbloqueio deixa de funcionar. Basicamente fica trancado do lado de fora do seu smartphone.

Faz agora três meses desde que este problema foi descoberto pela primeira vez e não foi encontrada nenhuma solução. No entanto, a fonte do bug já foi identificada. O problema está relacionado com o sistema que verifica a chave. Ora quando este sistema compara o que foi digitado com aquilo que está guardado, não consegue aceder à chave de desencriptação e encrava. Nessa altura, é disponibiliza um resultado nulo que bloqueia o sistema.

Android Pie

Para já, este bug muito específico diz respeito apenas a alguns utilizadores. No entanto, na ausência de uma fonte bem identificada e de uma correção, será melhor utilizar uma forma alternativa de bloquear o seu smartphone como palavra-passe completa ou diagrama. Também pode optar por reconhecimento facial ou por usar o leitor de impressões digitais para proteger o seu smartphone.

Neste caso, é melhor prevenir do que remediar. Resta dizer que a Google está a par deste bug e até já começou a trabalhar numa solução!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário