Em março de 2019, foi anunciado o USB4 com base na tecnologia Thunderbolt da Intel. Mais tarde no mesmo ano, em setembro, foi publicada a nova especificação. Como sempre, leva tempo a adotar novas tecnologias, e o Windows não é diferente. Embora não seja claro quando é que a Microsoft adicionou exatamente o suporte para USB4 no Windows 11, em maio de 2023, a empresa adicionou finalmente uma página de Definições dedicada aos dispositivos USB4 com a atualização KB5026446 (build 22621.1778) da versão 22H2 Moment 3. A opção encontra-se em “Hubs e dispositivos USB4” na secção “Bluetooth e dispositivos”.
Microsoft garante mais suporte para o USB4 no Windows 11!
Embora a gestão de dispositivos USB4 se tenha tornado finalmente mais conveniente, a Microsoft não tinha qualquer página de suporte dedicada, como uma FAQ básica de resolução de problemas, que aconselhasse os utilizadores sobre problemas com o USB4. No entanto, esse já não é o caso. Finalmente, a empresa publicou possíveis soluções alternativas para um problema bastante comum relacionado com o USB, em que um sistema apresenta uma mensagem de erro que diz “A funcionalidade do dispositivo USB4 pode ser limitada”.
A empresa forneceu uma lista de possíveis soluções para o problema, bem como o que pode estar a causá-lo, para que os utilizadores possam resolver a causa principal em vez de apenas o sintoma.
Causas possíveis para as falhas:
- O seu dispositivo ou estação de ancoragem suporta USB4, mas está ligado a uma porta no PC que não suporta USB4. O dispositivo ligado pode ter uma funcionalidade limitada porque não está a utilizar USB4.
- Está a utilizar um cabo que não suporta USB4.
- Está a ligar o dispositivo USB4 ou a estação de ancoragem a uma estação de ancoragem que não suporta USB4.
Soluções
- Certifique-se de que o PC suporta USB4 para obter a melhor experiência a partir do dispositivo ou estação de ancoragem USB4 ligado.
- Certifique-se de que utiliza o cabo fornecido pelo fabricante do dispositivo ou da estação de ancoragem ou um cabo USB4 certificado.
- Ligue o dispositivo USB4 ou a estação de ancoragem diretamente ao PC ou apenas às estações de ancoragem USB4.
Não sabemos ao certo o que motivou esta alteração. Talvez estivesse na lista de to-do’s da Microsoft há muito tempo. Talvez tenha sido a recente adição de suporte para USB4 2.0, ou poderá também ser o anúncio das novas placas X870E e X870 da AMD, onde todas terão conetividade USB4.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!