Microsoft garante mais suporte para o USB4 no Windows 11!

Em março de 2019, foi anunciado o USB4 com base na tecnologia Thunderbolt da Intel. Mais tarde no mesmo ano, em setembro, foi publicada a nova especificação. Como sempre, leva tempo a adotar novas tecnologias, e o Windows não é diferente. Embora não seja claro quando é que a Microsoft adicionou exatamente o suporte para USB4 no Windows 11, em maio de 2023, a empresa adicionou finalmente uma página de Definições dedicada aos dispositivos USB4 com a atualização KB5026446 (build 22621.1778) da versão 22H2 Moment 3. A opção encontra-se em “Hubs e dispositivos USB4” na secção “Bluetooth e dispositivos”.

Microsoft garante mais suporte para o USB4 no Windows 11!

Embora a gestão de dispositivos USB4 se tenha tornado finalmente mais conveniente, a Microsoft não tinha qualquer página de suporte dedicada, como uma FAQ básica de resolução de problemas, que aconselhasse os utilizadores sobre problemas com o USB4. No entanto, esse já não é o caso. Finalmente, a empresa publicou possíveis soluções alternativas para um problema bastante comum relacionado com o USB, em que um sistema apresenta uma mensagem de erro que diz “A funcionalidade do dispositivo USB4 pode ser limitada”.

procura no Windows 11, menu iniciar do anúncios no menu Iniciar, Windows 11, Chrome Arm para Windows, windows ficheiros, aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

A empresa forneceu uma lista de possíveis soluções para o problema, bem como o que pode estar a causá-lo, para que os utilizadores possam resolver a causa principal em vez de apenas o sintoma.

Causas possíveis para as falhas:

  • O seu dispositivo ou estação de ancoragem suporta USB4, mas está ligado a uma porta no PC que não suporta USB4. O dispositivo ligado pode ter uma funcionalidade limitada porque não está a utilizar USB4.
  • Está a utilizar um cabo que não suporta USB4.
  • Está a ligar o dispositivo USB4 ou a estação de ancoragem a uma estação de ancoragem que não suporta USB4.

Soluções

  • Certifique-se de que o PC suporta USB4 para obter a melhor experiência a partir do dispositivo ou estação de ancoragem USB4 ligado.
  • Certifique-se de que utiliza o cabo fornecido pelo fabricante do dispositivo ou da estação de ancoragem ou um cabo USB4 certificado.
  • Ligue o dispositivo USB4 ou a estação de ancoragem diretamente ao PC ou apenas às estações de ancoragem USB4.

Não sabemos ao certo o que motivou esta alteração. Talvez estivesse na lista de to-do’s da Microsoft há muito tempo. Talvez tenha sido a recente adição de suporte para USB4 2.0, ou poderá também ser o anúncio das novas placas X870E e X870 da AMD, onde todas terão conetividade USB4.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados