Vai usar a TV como monitor? Então muita atenção a isto!

A nossa sala é em muitos casos o lugar mais confortável da casa. Especialmente quando temos aqueles sofás muito amigos das sestas. Isso e uma grande TV para vermos os nossos programas preferidos. Entretanto em alguns casos podemos utilizar esse televisor para outras coisas. Por exemplo como monitor de computador para trabalharmos no sofá. No entanto se está a pensar utilizar a TV como monitor há algumas coisas que tem de saber. É que em alguns casos pode ser uma má ideia!

Vai usar a TV como monitor? Então muita atenção a isto!

Dimensão

A diferença de tamanho entre um monitor de computador normal e uma TV é talvez a razão pela qual está a considerar substituir o seu monitor pela sua TV. Mas, por mais tentador que seja olhar para tudo no ecrã maior, a gigantesca diferença de tamanho pode ser uma grande dor de cabeça.

TV da Xiaomi

Por exemplo, se quiser alterar a posição de visualização do seu monitor de PC, pode inclinar ou rodá-lo com facilidade. O mesmo processo pode ser bastante difícil ou até mesmo impossível com a sua TV. Claro que em muitos casos pode não ser necessário, mas noutros pode ser importante. Afinal de contas vamos estar a olhar para letras e afins que em alguns casos podem ser mais imperceptíveis dependendo do campo de visão.

Agarrar na TV e colocar na secretária para resolver o problema de posicionamento também pode ser má ideia. Isto porque ficamos com um ecrã muito grande para uma distância de trabalho muito pequena.

Resolução

A resolução é o número total de pixels do seu ecrã. Um ecrã 1080p (1920×1080) tem um pouco mais de 2 milhões de pixéis. Mas porque é que a resolução é um problema quando tanto a sua TV como o seu monitor têm ecrãs de 1080p? Bem, isto é porque a sua TV mostra esses 2 milhões de pixéis através de um painel de 55 polegadas, enquanto o seu monitor pode exibir a mesma quantidade através de um painel de 27 polegadas.

tv, 8k

Uma vez que o monitor tem um tamanho menor cada centímetro tem significativamente mais pixéis. A isto chama-se Pixel Per Inch (PPI) ou Pixel por polegada, e quanto maior for o PPI, mais nítida será a imagem.

Lag

O lag é na prática o atraso que surge entre o momento em que carregamos no teclado ou mexemos o rato e o efeito que surge no ecrã. A maioria das televisões tem 20 a 30 milissegundos de lag enquanto muitos monitores têm menos de 5 milissegundos. Claro que se a sua TV estiver equipada com um modo para jogadores, podemos esperar que o lag de entrada seja tão baixo como 8 milissegundos. No entanto os monitores farão sempre melhor.

Tempo de resposta

O tempo de resposta refere-se ao tempo que cada pixel do painel demora a alterar as suas cores. Uma vez que os ecrãs de TV são feitos para filmes e vídeos, eles dão prioridade a uma melhor qualidade de imagem com maior contraste e cores mais ricas. No entanto, todo este processamento de imagem leva a um maior tempo de resposta.

Os monitores dedicados para PC estão geralmente mais inclinados para fornecer uma imagem mais nítida e não precisam de muito processamento, resultando num tempo de resposta significativamente menor.

Xiaomi TV, A2

Em média, se um ecrã de TV tiver um tempo de resposta de cerca de 15 milissegundos, os monitores terão 5 milissegundos. Ora um tempo de resposta mais elevado pode dificultar a nossa vida em alguns jogos.

Taxa de atualização

O número de vezes que o painel de visualização atualiza num segundo é chamado de taxa de atualização. Uma TV normal tem uma taxa de atualização de 60 Hz, o que significa que o seu ecrã pode ser atualizado 60 vezes num segundo.

Por outro lado, os monitores de gama alta geralmente têm uma taxa de atualização de 120 Hertz, com alguns modelos a irem até 240 Hertz. A taxa de atualização importa muito nos jogos, por isso, quando jogamos mesmo a sério sentimos que tudo é melhor no monitor.

Precisão de cor

As televisões tendem a processar muito as imagens, o que pode causar um maior tempo de resposta. Enquanto o processamento de imagem faz com que os filmes e os vídeos pareçam bons no ecrã, as cores parecem imprecisas.

Consequentemente, se pretende editar imagens e vídeos, o ecrã deve ser o mais preciso possível. As televisões simplesmente não o conseguem fazer quando comparadas com os monitores.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados