Atenção! Só assim pode usar redes Wi-Fi grátis sem perigo!

Os hotspots Wi-Fi públicos estão por todo o lado. Seja num hotel, café, restaurante ou aeroporto, pode obter uma ligação Wi-Fi sem custos. Mas será que a rede Wi-Fi pública é realmente segura? E se não, existem formas de usar redes Wi-Fi grátis em segurança? Sim mas só se fizer exatamente o que referimos no final deste artigo.

Atenção! Só assim pode usar redes Wi-Fi grátis sem perigo!

As razões para existirem redes Wi-Fi grátis

O Wi-Fi gratuito aumenta as vendas. Os clientes com acesso a uma rede Wi-Fi gratuita são mais propensos a permanecer mais tempo nas instalações de um determinado espaço. Como resultado, eles irão comprar mais produtos.

Entretanto algumas empresas oferecem Wi-Fi grátis para promover os seus produtos ou serviços, uma vez que algumas soluções permitem às empresas criar páginas de destino para partilhar ofertas em tempo real.

roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Além disso, a rede Wi-Fi gratuita é uma forma fácil para as empresas se destacarem e fazerem com que os clientes se sintam bem-vindos.

- Advertisement -

Ao oferecer acesso Wi-Fi gratuito, as empresas criam uma vantagem sobre os seus concorrentes que não fornecem Internet gratuita aos clientes.

As redes Wi-Fi grátis são seguras?

Não, as redes Wi-Fi públicas não são seguras. A ligação à rede Wi-Fi pública em cafés, hotéis, aeroportos, ou outros locais públicos torna-o suscetível a algumas ameaças de segurança.

Por exemplo, alguém pode criar um hotspot malicioso com o nome de uma rede legítima. E quando se liga a ele alguém deita a mão às suas atividades online.

Wi-Fi ou Bluetooth

Outro ataque muito comum chama-se Man-in-the-Middle (MITM). Nele, uma terceira pessoa interceta os dados entre dois pontos. Confuso? Quando se liga à Internet e visita um website, os dados viajam entre o seu dispositivo e o website. Uma ligação Wi-Fi pública mal feita facilita a interceção dos dados e o acesso a tudo o que está a fazer.

O sniffing é outro dos grandes perigos. Com kits e ferramentas baratas, os hackers podem escutar a sua ligação Wi-Fi pública se o seu dispositivo não estiver suficientemente seguro e saber tudo o que está a fazer online.

Claro que no meio disto tudo ainda temos as infeções de malware.

Como utilizar uma rede Wi-Fi grátis de forma segura

Ativar a Firewall e Antivírus no seu PC

Um bom programa de firewall e software antivírus pode impedir os ataques de malware quando está a utilizar redes públicas Wi-Fi. Portanto, certifique-se de que ativou a firewall no seu PC e de que o seu programa antivírus está atualizado.

Estes são os vírus informáticos mais perigosos da história!

Embora o Microsoft Defender ofereça uma segurança razoável, investir num programa de software antivírus premium será melhor considerando o número crescente de ataques informáticos.

Utilize um endereço de e-mail descartável para se inscrever em Wi-Fi públicos

Os hotspots Wi-Fi pedem-lhe frequentemente para enviar o seu endereço de correio electrónico para começar a utilizar a Internet gratuita. Em vez de dar o seu e-mail pessoal, pode usar um endereço de e-mail descartável para proteger a sua privacidade.

Verifique se existe uma ligação segura

Visite sempre sites seguros quando utilizar ligações gratuitas à Internet oferecidas pelas marcas. Para garantir que o website que está a visitar é seguro, olhe cuidadosamente para o endereço do website. Se o endereço não incluir “HTTPS”, não é um site seguro para visitar.

Utilize uma VPN de confiança

Uma rede privada virtual (VPN) irá encaminhar a sua ligação através de um servidor de Internet privado, mascarar o seu endereço IP e encriptar os dados que vão e vêm do seu dispositivo.

usar um Wi-Fi público

Mesmo que esteja ligado a uma rede pública insegura, não vão conseguir perceber o que está a fazer devido à forte encriptação da VPN.

Assegure-se de que a sua partilha de ficheiros de rede está desligada

Quando a partilha de ficheiros em rede está ativada, os criminosos podem aceder a ficheiros partilhados no seu computador. Por isso, deve manter a partilha desligada quando se liga a uma rede Wi-Fi pública.

Além disso, manter a partilha desligada quando ligado a uma rede aberta ajuda-o a evitar partilhar ficheiros importantes com a pessoa errada por engano.

Evite Submeter Informações pessoais

Ao utilizar uma rede Wi-Fi pública, deve evitar preencher informações sensível online, como por exemplo: Detalhes do cartão, Número de Segurança Social, Endereço, Número de telefone, entre outros.

usar um Wi-Fi público

Esqueça a rede depois de a utilizar

Depois de ter utilizado uma rede Wi-Fi pública, esqueça sempre a rede. Isto irá impedir a ligação automática à rede quando estiver por perto, reduzindo o tempo em que o seu dispositivo está ligado a uma rede Wi-Fi pública.

Mantenha o seu SO e software atualizados

Os criminosos também exploram vulnerabilidades em sistemas operativos e programas de software para realizar vários ciberataques. Portanto, deve manter sempre o seu dispositivo e programas de software atualizados.

Se seguir tudo isto vai poder usar um Wi-Fi público sem problemas ou pelo menos com muito mais segurança.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.