Inicio Windows Usa o WhatsApp no Windows ou Mac? Atualize agora mesmo!

Usa o WhatsApp no Windows ou Mac? Atualize agora mesmo!

Há duas palavras que assustam ou devem assustar quem tem um computador. Falo concretamente de “intrusão” e “execução de código remoto”. A primeira permite que um utilizador mal intencionado tenha acesso ao que temos no nosso computador. A segunda permite instalar e correr aplicações (e código) para os mais variados fins. De facto são duas questões que até se misturam. Ora a versão do WhatsApp no Windows e Mac tinha uma falha muito grave. Na prática permitia que um utilizador mal intencionado acedesse a ficheiros do computador da vítima e até executasse código remoto.

Usa o WhatsApp no Windows ou Mac? Atualize agora mesmo!

A vulnerabilidade que tem a elevada classificação de 8.2 pela sua gravidade, foi descoberta pelo investigador de segurança Gal Weizman e até acaba por ser bem antiga.

WhatsApp no Windows

De facto, as suas origens datam até 2017 em que ele descobriu a possibilidade de alterar o texto da resposta de outra pessoa. A partir daí ele percebeu que conseguia criar mensagens que pareciam fidedignas mas que na prática permitiam um redirecionamento para onde ele quisesse. Depois e investigando ainda mais esta questão conseguiu usar Javascript para deixar uma bela porta aberta.

Ora através dessa porta era possível aceder-se a ficheiros que estavam localmente na máquina e também era possível executar código remoto.

Levando ainda mais fundo a sua investigação, Gal Weizman concluiu que tudo isto funcionava uma vez que as versões da aplicação WhatsApp para computador eram baseadas no Chrome 69. Uma versão muito antiga do browser da Google.

De facto, esta vulnerabilidade foi descoberta quando o Chrome já estava na versão 78. Ora se o WhatsApp fosse mantendo o motor que usava atualizado, nomeadamente implementando as últimas versões do Chrome, esta falha de segurança nunca teria acontecido.

Entretanto, o Facebook afirmou que esta vulnerabilidade, CVE-2019-18426, afeta a aplicação para computador do WhatsApp até à versão 0.3.9309.

Dito isto, se tiver o seu WhatsApp para computador atualizado já não terá de se preocupar com este problema. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

O Android está a copiar a Apple, ou a Apple está a copiar o Android?

Existe, e muito provavelmente vai sempre existir, uma guerra entre os sistemas operativos das gigantes Apple e Google, a tão badalada Android vs iOS....

CoD Cold War: PS4 e PS5 vão ter um modo de zombies exclusivo

O novo Call of Duty está prestes a chegar, e como começa a ser tradição, os donos de uma consola PlayStation vão ter um...

Samsung usou o Z Fold 2 para voltar a gozar com a Apple

Verdade seja dita, a Samsung não está a ter um grande ano de 2020... Afinal de contas, com o impacto da pandemia, bem como...

A Apple está a ser muito atacada com o lançamento do iPhone 12!

Como deve saber, a Apple tomou a muito curiosa (e cada vez mais odiada) decisão de remover o carregador e auriculares da caixa dos...

Rumores apontam para um stock de RTX 3070 ‘como deve de ser’!

Como deve saber, a NVIDIA está prestes a lançar as suas novas RTX 3070, algo que deverá acontecer no dia 29 de Outubro... Ou...