Windows 10: há graves problemas no último update!

A Microsoft começou a disponibilizar um update de emergência para o Windows 10 de modo a resolver uma grande falha de segurança que poderia dar acesso ao nosso computador. No entanto, mais do que resolver este problema, parece que o último update está a criar muitas situações complicadas.

Windows 10: há graves problemas no último update!

O update KB5004945 foi lançado no dia 6 de Julho e chegou com muitas correções de segurança. O principal problema que resolvia estava relacionado com a falha no serviço de impressão do Windows. Algo que ficou conhecido como a falha PrintNightmare, ou em português, pesadelo da impressão. Apesar de, por um lado, se resolver essa situação, foram criadas muitas outras. É que há várias impressoras que deixaram de funcionar. Para além disso, há pessoas que se queixam de problemas relacionados com a Internet como aconteceu com um leitor da Leak que nos reportou no Facebook.

update windows 10

No entanto o problema mais disseminado está mesmo relacionado com as impressoras. De facto, a falha está a afetar os dispositivos de vários fabricantes. Não só não se consegue imprimir como em algumas ocasiões o processo falha.

A boa notícia é que a Microsoft está a par do problema.

Entretanto se está afetado por esta situação não se preocupe porque pode resolver.

A Microsoft já está a disponibilizar um fix urgente para isto. Pode verificar se já recebeu.

Em primeiro lugar, vamos abrir o Editor do Registo clicando no Iniciar e pesquisando “regedit”. Em seguida, fazemos Enter para abrir o Editor do Registo e permitir que ele faça alterações no nosso PC.

update windows 10
Editor do Registo

Depois que entramos no Editor do Registo, usamos a barra lateral esquerda para navegar até a seguinte chave (ou copiamos e colamos na barra de endereço do Editor do Registo):

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FeatureManagement\Overrides\4\1861952651

Se vir a entrada 1861952651 dentro da pasta Overrides\4\ significa que o patch foi aplicado e que tudo já deverá voltar a funcionar.

Caso contrário e se não pode mesmo esperar, remova o último update.

Assim abra o menu Iniciar. Depois carregue na roda dentada para aceder às definições. Aí clique em Atualizações e Segurança.

update windows 10

Depois na nova janela clique na opção ver histórico de atualizações.

update windows 10

A seguir escolha desinstalar aplicações.

update windows 10

Agora utilize a caixa de pesquisa para encontrar a atualização que quer remover e que está a dar problemas. Neste caso procure por KB5004945.

Entretanto depois remova e o problema deverá ficar resolvido.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também