A Google envia as actualizações do Android Auto a um ritmo muito mais rápido do que há um ano. Isto é definitivamente bom, especialmente tendo em conta o número de bugs que andam por aí atualmente. Dito isto, o update para o Android Auto 10.9 está agora a chegar. O que não é tão impressionante é a falta de transparência da Google. Isto porque é impossível dizer o que está incluído nestas actualizações porque a empresa não lança um changelog, ou em português, uma lista de alterações.
Google lança update para o Android Auto com alterações secretas
O Android Auto 10.9 não é exceção. A versão beta apareceu há pouco tempo, e agora a empresa também começou a lançar a versão estável. Todos podem descarregar a nova atualização do Android Auto, mas os utilizadores que dependem do Google Play terão de esperar várias semanas para a receber.
Se não quiser esperar e não se importar de fazer o trabalho de atualização manualmente, pode descarregar o APK estável do Android Auto 10.9 e instalá-lo no seu dispositivo. O processo é fácil e envolve apenas guardar o ficheiro APK no seu smartphone, navegar até à sua localização e tocar no mesmo para iniciar a atualização. Se o seu dispositivo utilizar a política de instalação predefinida, tem de permitir a implementação de aplicações a partir de fontes que não sejam da Google Play Store.
A verdade é que quem instalou o Android Auto 10.9 não conseguiu detetar quaisquer diferenças, provavelmente porque a Google se concentrou nas alterações subjacentes.
O que está em falta?
A Google está a trabalhar numa nova funcionalidade de papel de parede que permitirá aos utilizadores utilizar o mesmo fundo no Android Auto e nos seus dispositivos móveis. O fundo irá percorrer todos os dispositivos, oferecendo mais consistência no mundo Android ao mudar de ecrã.
A empresa também está a desenvolver uma forma fácil de desligar um smartphone da unidade principal ao executar o Android Auto sem fios. Se estiver a utilizar o modo de ligação sem fios, provavelmente sabe que a única forma de desligar o seu telefone é colocar o Bluetooth na definição de desligado. É a única opção quando se tenta utilizar outro dispositivo no carro para executar o Android Auto. Caso contrário, a unidade principal liga-se automaticamente ao telefone principal que utiliza para a aplicação.
Em breve, a Google irá atualizar o Android Auto com um botão para o desligar no centro de notificações do dispositivo móvel. Ao tocar neste botão, a ligação sem fios é desligada instantaneamente, permitindo ao utilizador manter o Bluetooth (o que é útil sempre que o Android Auto não funciona corretamente e os utilizadores querem utilizar o Bluetooth para chamadas e ouvir música) ou ligar-se a outro telefone no habitáculo. Esta funcionalidade ainda está a ser trabalhada, pelo que não está disponível no Android Auto 10.9.
A implementação na Google Play Store ocorre por fases. Assim enquanto alguns utilizadores podem receber o Android Auto 10.9 mais cedo, outros podem ter de esperar até dezembro para o receber.