Update de Outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

O próximo grande update do Windows já está finalizado para disponibilização global. É conhecido por atualização de outubro de 2020 do Windows 10. Dito isto, com esta novidade, a Microsoft quer melhorar a experiência de utilização.

Update de outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

Embora venha com algumas novidades, este update pode ser considerado um lançamento menor. Seja como for e apesar de a Microsoft afirmar que se trata mais de otimizações “no interior”, há novidades de que vai gostar. Falo dos mosaicos ao vivo, uma nova experiência para a barra de tarefas e maior desempenho.

Outubro Windows 10

O Windows 10 20H2 é um update muito pequeno em termos de tamanho. Entretanto, é disponibilizado através de um pacote de ativação que é descarregado a partir do Windows Update para ativar as novas funcionalidades.

Quando descarrega o pacote de ativação, que pesa cerca de 80MB, a build muda do 19041 para o 19042.

De acordo com o Windows Latest que é especialista nestas coisas do Windows, num PC a correr o update de maio de 2020 do Windows 10 (versão 2004), o upgrade leva poucos minutos. Em sistemas mais antigos este processo será mais longo do que 5 ou 10 minutos. Especialmente nos que ainda apostarem num HDD, em vez de SSD.

Em alguns testes efetuados e numa ligação de 150mbps, o pacote de ativação levou menos de um minuto a ser descarregado. Depois foram necessários apenas dois minutos para terminar a instalação. Este pacto pesa apenas 80MB porque não descarrega nenhuns objetos. Isto porque todas as funcionalidades já estão integradas no Windows 10 versão 2004.

O Windows 10 20H2 também é distribuído no formato cab. É um único ficheiro que basicamente armazena os ficheiros comprimidos dos updates do Windows.

Outubro Windows 10

A variante x64 pesa 84.8 MB. Já a variante x86 é de apenas 79.60MB.

Como é possível um pacote de instalação tão pequeno?

A explicação é simples. É que é na prática um pacote de ativação que acorda as funcionalidades adormecidas no update de maio de 2020.

Atenção que se não tiver o pacote de julho ou agosto aplicado à versão 2004, o processo de upgrade não vai funcionar. Assim terá de ir pelo processo standard de atualização. Neste caso o pacote completo pesa 3GB.

Entretanto se está na versão 1909 ou 1903 do Windows 10, terá de instalar a atualização completa. Aí já vai levar 30 ou 40 minutos.

O Windows Latest afirma que se quer instalar o update de outubro de 2020, será boa ideia experimentar o de maio, em primeiro lugar. Se tiver algum problema de compatibilidade com a atualização de maio, também terá com a de outubro.

Por outro lado, se o update de maio de 2020 funcionar sem problemas, o mesmo vai acontecer com o novo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também