Update de Outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

O próximo grande update do Windows já está finalizado para disponibilização global. É conhecido por atualização de outubro de 2020 do Windows 10. Dito isto, com esta novidade, a Microsoft quer melhorar a experiência de utilização.

Update de outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

Embora venha com algumas novidades, este update pode ser considerado um lançamento menor. Seja como for e apesar de a Microsoft afirmar que se trata mais de otimizações “no interior”, há novidades de que vai gostar. Falo dos mosaicos ao vivo, uma nova experiência para a barra de tarefas e maior desempenho.

Outubro Windows 10

O Windows 10 20H2 é um update muito pequeno em termos de tamanho. Entretanto, é disponibilizado através de um pacote de ativação que é descarregado a partir do Windows Update para ativar as novas funcionalidades.

Quando descarrega o pacote de ativação, que pesa cerca de 80MB, a build muda do 19041 para o 19042.

De acordo com o Windows Latest que é especialista nestas coisas do Windows, num PC a correr o update de maio de 2020 do Windows 10 (versão 2004), o upgrade leva poucos minutos. Em sistemas mais antigos este processo será mais longo do que 5 ou 10 minutos. Especialmente nos que ainda apostarem num HDD, em vez de SSD.

Em alguns testes efetuados e numa ligação de 150mbps, o pacote de ativação levou menos de um minuto a ser descarregado. Depois foram necessários apenas dois minutos para terminar a instalação. Este pacto pesa apenas 80MB porque não descarrega nenhuns objetos. Isto porque todas as funcionalidades já estão integradas no Windows 10 versão 2004.

O Windows 10 20H2 também é distribuído no formato cab. É um único ficheiro que basicamente armazena os ficheiros comprimidos dos updates do Windows.

Outubro Windows 10

A variante x64 pesa 84.8 MB. Já a variante x86 é de apenas 79.60MB.

Como é possível um pacote de instalação tão pequeno?

A explicação é simples. É que é na prática um pacote de ativação que acorda as funcionalidades adormecidas no update de maio de 2020.

Atenção que se não tiver o pacote de julho ou agosto aplicado à versão 2004, o processo de upgrade não vai funcionar. Assim terá de ir pelo processo standard de atualização. Neste caso o pacote completo pesa 3GB.

Entretanto se está na versão 1909 ou 1903 do Windows 10, terá de instalar a atualização completa. Aí já vai levar 30 ou 40 minutos.

O Windows Latest afirma que se quer instalar o update de outubro de 2020, será boa ideia experimentar o de maio, em primeiro lugar. Se tiver algum problema de compatibilidade com a atualização de maio, também terá com a de outubro.

Por outro lado, se o update de maio de 2020 funcionar sem problemas, o mesmo vai acontecer com o novo.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Xbox Series X e Xbox Series S também já dão para trabalhar!

Se calhar isto não faz muito sentido para alguns utilizadores. Seja como for quanto mais funcionalidades uma consola tiver melhor é. Dito isto, agora...

Vai poder ter os jogos mais vendidos da Ubisoft a preços brutais!

Quando se fala em jogos com desconto, rapidamente tentamos procurar pelos melhores a nível de conteúdo, mas também pelos mais baratos. De forma a...

Loja Portuguesa fez ‘leak’ aos preços da nova AMD Radeon RX 6600

Portugal também tem alguma expressão no mundo dos 'leaks'! Afinal de contas, já conhecemos os preços das novas placas gráficas de gama média-baixa da...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!