Update de Maio do Windows 10 bloqueado em PCs com pendrives

Cada vez isto se torna mais ridículo. Quando achávamos que nada mais podia acontecer com os updates do Windows, eis que o impensável volta a acontecer. Quem tem um PC a correr Windows 10 com o update de Abril de 2018 ou de Outubro não vai poder atualizar para a última versão do Windows. Ou seja, não pode instalar o update de Maio do Windows 10.  Quer dizer até pode. No entanto é preciso que desliguem qualquer pendrive que tenham ligada ou cartão SD. O mesmo para discos externos. Ou seja, primeiro desliguem tudo, depois atualizem e já vai funcionar.

Se têm pendrives ou cartões SD ligados ao computador podem ter problemas com o update de Maio do Windows 10

Esta informação foi revelada por um documento de suporte da Microsoft a informar os utilizadores de PCs que podem não conseguir instalar a próxima atualização de Maio de 2019. Assim não podem ter mesmo nenhum dispositivo externo ligado.

Maio do Windows 10

O problema está relacionado com o facto da letra atribuída à drive externa poder mudar durante a instalação da nova atualização. É que caso isto aconteça vai mexer com o nome de outras unidades. Para além disso, o software necessário pode deixar de carregar após o update. Ou seja, só más notícias.

A solução temporária da Microsoft foi impedir que os PCs com unidades externas recebam a atualização.

Para desbloquearem o computador e conforme referimos no início têm de desligar qualquer disco externo USB ou até cartões SD. Quando tiverem concluído este processo já podem tentar instalar novamente o update.

Realmente era uma chatice se fosse atribuída outra letra às unidades. É que isto não afeta apenas as drives externas impedindo instalações. A Microsoft diz que os discos rígidos internos também podem ser afetados.

Entretanto a Microsoft já referiu que este problema vai ser resolvido numa futura atualização do Windows. Para os insiders, a correção deve estar incluída na build 18877 ou superior.

Numa altura em que as atualizações do Windows têm dado muito que falar, isto só vem alimentar ainda mais a conversa.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também