A UNICEF Australia está a pedir donativos, mas não é de dinheiro, é mesmo os vossos ciclos de processador !
O programa das Nações Unidas que oferece assistência humanitária e desenvolvimento a crianças e mães em países de terceiro mundo lançou agora a “The Hope Page“, que permite que os utilizadores façam o seu donativo ao ’emprestarem’ o seu PC para mining de criptomoedas.
Esta página usa uma versão opt-in da ‘Coinhive’ que oferece ao utilizador a opção de minar ‘Monero’ que irá de seguida reverter automaticamente para a organização responsável pelo site.
Em suma, quando está na ‘Hope Page’, o seu navegador irá usar o processador do seu computador para resolver algoritmos para mining de criptomoedas, no entanto poderá escolher a percentagem do poder de processamento que pretende ‘doar’, entre 20 e 80%.
No entanto, a Coinhive já teve problemas por executar uma versão deste sistema em mais de 50 000 sites, que utilizavam o poder de processamento dos seus visitantes sem o seu consentimento.
Tendo isso em conta, o serviço ganhou algumas legitimidade depois de introduzir a opção ao utilizador de minar ou não, algo que permitiu ver a Coinhive como uma alternativa para os sites vez de usarem anúncios demasiado intrusivos para manterem a sua subsistência.
Mas agora, uma vez que a UNICEF integrou o seu software para uma causa humanitário, a empresa deverá conseguir limpar completamente a sua imagem, o que irá sem dúvida facilitar a aceitação dos utilizadores.
O site da UNICEF explica como o mining funciona e garante que é perfeitamente seguro para o computador do utilizador, dizendo:
“Quanto mais tempo permanecer na página, mais poder de processamento irá doar e mais algoritmos serão resolvidos, o que irá gerar mais moedas virtuais. O mining é perfeitamente seguro para o seu computador. Se estiver preocupado com o consumo energético, baixe a percentagem de poder de processamento que está a doar.
As moedas geradas desta maneira serão automaticamente doadas à UNICEF Australia que as irá transformar em dinheiro real para ajudar várias crianças em condições de imensa dificuldade. Visite a Hope Page todos os dias, para ajudar todos os dias.”
Esta não é a primeira vez que a UNICEF tenta este modelo para recolher alguns fundos, já em Fevereiro lançou a Chaingers.io, de forma a angariar fundos para ajudar crianças Sírias ao usar o poder computacional de alguns gamers para minar Ethereum.
Projeto que conseguiu angaria cerca de 1000€ até agora, de 11 013 contribuidores, informações do site ‘Chaingers’. No entanto, para uma organização como a UNICEF esta quantia não passa de trocos, mas serve como um bom teste ao sistema.