A UNICEF precisa do seu processador para minar moedas !


Por em

A UNICEF Australia está a pedir donativos, mas não é de dinheiro, é mesmo os vossos ciclos de processador !

UNICEF minar Processador

O programa das Nações Unidas que oferece assistência humanitária e desenvolvimento a crianças e mães em países de terceiro mundo lançou agora a “The Hope Page“, que permite que os utilizadores façam o seu donativo ao ‘emprestarem’ o seu PC para mining de criptomoedas.

Esta página usa uma versão opt-in da ‘Coinhive’ que oferece ao utilizador a opção de minar ‘Monero’ que irá de seguida reverter automaticamente para a organização responsável pelo site.

Em suma, quando está na ‘Hope Page’, o seu navegador irá usar o processador do seu computador para resolver algoritmos para mining de criptomoedas, no entanto poderá escolher a percentagem do poder de processamento que pretende ‘doar’, entre 20 e 80%.

No entanto, a Coinhive já teve problemas por executar uma versão deste sistema em mais de 50 000 sites, que utilizavam o poder de processamento dos seus visitantes sem o seu consentimento.

Tendo isso em conta, o serviço ganhou algumas legitimidade depois de introduzir a opção ao utilizador de minar ou não, algo que permitiu ver a Coinhive como uma alternativa para os sites vez de usarem anúncios demasiado intrusivos para manterem a sua subsistência.

Mas agora, uma vez que a UNICEF integrou o seu software para uma causa humanitário, a empresa deverá conseguir limpar completamente a sua imagem, o que irá sem dúvida facilitar a aceitação dos utilizadores.

O site da UNICEF explica como o mining funciona e garante que é perfeitamente seguro para o computador do utilizador, dizendo:

“Quanto mais tempo permanecer na página, mais poder de processamento irá doar e mais algoritmos serão resolvidos, o que irá gerar mais moedas virtuais. O mining é perfeitamente seguro para o seu computador. Se estiver preocupado com o consumo energético, baixe a percentagem de poder de processamento que está a doar.

As moedas geradas desta maneira serão automaticamente doadas à UNICEF Australia que as irá transformar em dinheiro real para ajudar várias crianças em condições de imensa dificuldade. Visite a Hope Page todos os dias, para ajudar todos os dias.”

Esta não é a primeira vez que a UNICEF tenta este modelo para recolher alguns fundos, já em Fevereiro lançou a Chaingers.io, de forma a angariar fundos para ajudar crianças Sírias ao usar o poder computacional de alguns gamers para minar Ethereum.

Projeto que conseguiu angaria cerca de 1000€ até agora, de 11 013 contribuidores, informações do site ‘Chaingers’. No entanto, para uma organização como a UNICEF esta quantia não passa de trocos, mas serve como um bom teste ao sistema.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Tem o FIFA 18? Então vai receber grátis o FIFA World Cup Russia

‘AMD Inside’ – Intel contratou outro alto executivo da AMD Radeon

Seguinte