Unc0ver v5.0.0 consegue fazer Jailbreak a qualquer iPhone ou iPad!

Sabe o que é um Jailbreak? (Ou root no mundo Android?) Estamos a falar de uma maneira de ‘desbloquear’ completamente o acesso ao sistema do seu aparelho, evitando todas as camadas de protecção que as fabricantes metem no software. Ou seja, não confunda jailbreak e root com desbloqueio de smartphones bloqueados a fornecedoras de rede ou qualquer coisa do género, porque é algo bastante mais complexo que isso.

Pois bem, caso nunca tenha tido a possibilidade de fazer Jailbreak a um iPhone, a ideia é ter a possibilidade de correr software não certificado pela Apple, ao ponto de ser até possível mudar completamente a interface do smartphone. No entanto, apesar de na maioria das vezes não ser algo muito perigoso para a Apple, devido à baixa percentagem de utilizadores que aderem a tudo isto, o Jailbreak rapidamente se transformou num jogo de caça entre um gato e um rato.

Assim, quando os ‘hackers’ descobriam uma vulnerabilidade que permitisse a execução de código, rapidamente aparecia a Apple com uma nova atualização para o iOS, de forma a tapar o buraco. Aliás, a própria Apple lançou vários programas de caça a bugs e vulnerabilidades, com prémios bastante avultados, de forma a ficar sempre um passo à frente dos hackers.



No entanto, em 2020, parece que a Apple cometeu alguns erros na proteção do seu firmware… Ao fim ao cabo, temos agora um jailbreak para todos os aparelhos iOS no mercado! Aliás, até o mais recente iOS (lançado há alguns dias) pode ser agora ‘jailbroken’!

iPhone

Portanto, muito resumidamente, este Unc0ver 5.0.0 é o primeiro jailbreak a ter como base uma vulnerabilidade ‘zero day‘. Ou seja, uma vulnerabilidade completamente desconhecida pela Apple. Algo quase impossível nos dias que correm, visto que a fabricante paga muito bem a quem levar este tipo de vulnerabilidades ao seu conhecimento.

Dito isto, ao contrário de outros jailbreaks do passado, o Unc0ver 5.0.0 não irá comprometer a bateria, serviços Apple, etc… Consegue passar por todas as defesas sem qualquer problema. Afinal de contas, até o Apple Pay funciona. Curiosamente, segundo os ‘devs’, este jailbreak apenas adiciona algumas exceções às regras criadas pela Apple, sendo o Jailbreak mais seguro de sempre.

Ainda assim, apesar de ter as suas vantagens, fazer jailbreak pode criar problemas no seu aparelho, especialmente no campo da segurança.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário