O que define uma consola? Visto que hoje em dia toda a gente usa a IA, o ChatGPT diz: “dispositivo electrónico dedicado exclusivamente a correr jogos, normalmente ligado a uma televisão ou utilizado em formato portátil. Ao contrário de um computador, a consola é pensada desde raiz para jogar, com hardware optimizado, um sistema operativo próprio e comandos desenhados para esse fim.”
Pois bem, a nova Steam Machine da Valve chega, parece um PC, mas funciona como uma consola. Além disso, tem acesso aos jogos da PS5, e também aos jogos do mundo Xbox. No fim do dia… É o quê?
O que é esta Steam Machine?
É um PC que tenta trazer especificações de “topo”, com um processador AMD Zen 4, com GPU RDNA 3 personalizada ao gosto da Valve, 16GB de memória DDR5, SSD que pode ir dos 512GB aos 2TB, e até traz suporte a cartões microSD.
Porém, também é uma consola, porque basta ligar à TV, usar um comando, e de seguida aproveitar o SteamOS que é um sistema operativo pensado para simular uma consola como a PS5 ou uma Xbox Series S/X.
No campo da performance, é esperado algo equivalente a uma PS5, e o preço deverá andar entre os 500€ e os 900€.
Porquê melhor que uma consola tradicional?
- Flexibilidade de PC: podes instalar software extra, mudar sistema operativo (Windows por exemplo), ter acesso a milhares de jogos de PC + biblioteca Steam.
- Jogos PlayStation / Xbox: Ao ser um PC, é capaz de jogar todos os jogos do lado Xbox porque são todos lançados para PC, e claro, é também capaz de jogar vários exclusivos Sony que têm dado o salto para o outro lado da barricada.
- Sem mensalidade obrigatória: ao contrário das consolas que exigem subscrição para jogar online (ou pagamento extra para serviços premium), aqui é instalar e jogar.
- Desempenho acima da média consola: se cumprir o prometido, entrega mais músculo do que a maioria das consolas “normais”.
- Integração com ecosistema Steam: a Steam Machine pode ter biblioteca instantânea, funcionalidades PC (mods, comunidade, upgrades) mas mantida como experiência de sofá.
- Portabilidade futura: embora ligada à TV principal, o facto de ser “PC-consola” permite upgrades, expansão e vida útil maior do que uma consola fechada.
Conclusão
Se a Steam Machine cumprir aquilo que promete, estamos perante uma nova categoria: o PC mascarado de consola, que mete algumas consolas no bolso. É algo que pode muito bem mudar o mercado para sempre.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


