Um Dell e um ex-SpaceX querem espetar uma bateria em cada quintal. A culpa? É da Inteligência Artificial!
Ao que tudo indica, a nova obsessão do mundo da tecnologia é enfiar uma bateria gigante no quintal de cada casa.
Mais concretamente, a mais recente cartada nesta corrida vem da Base Power, uma startup fundada por Zach Dell (sim, o filho do magnata Michael Dell), em parceria com ex-quadros da SpaceX. A promessa é a do costume! Baixar a fatura da luz e evitar que a casa fique às escuras quando a rede elétrica vai abaixo.
Mas, apesar da veracidade desses argumentos, o verdadeiro motivo por trás deste entusiasmo repete-se… No fim do dia, é proteção contra a IA.
Afinal, com os centros de dados de IA a consumir eletricidade como se não houvesse amanhã, a rede elétrica simplesmente não aguenta os picos de consumo. A solução brilhante das empresas? Passar o encargo da estabilização da rede para as costas do consumidor final. Mas isso também abre portas a outras oportunidades.
Uma bateria do tamanho de um ar condicionado encostada ao teu contador?

Portanto, a ideia da Base Power passa por instalar baterias com capacidade de 39 kWh diretamente nas habitações, mesmo que a casa nem sequer tenha painéis solares.
Desta forma, podes carregar a bateria em horas de menor consumo, quando a energia é mais barata. E depois podes usar essa mesma energia para a tua casa, ou até vender à rede pública durante as horas de maior aperto.
É curioso, porque a empresa já instala 100 baterias por dia nos Estados Unidos. Porém, é preciso ter a noção de que a energia está mais cara lá, e a rede também é mais instável face à nossa.
Entretanto, esta bateria promete energia entre 36 horas e 72 horas em caso de falha.
O consumidor paga tudo?
Por muito bonito que pareça no papel não depender das falhas da rede, a verdade é que os custos de produção, instalação e manutenção destas baterias continuam a ser gigantescos. 39 kWh é uma bateria enorme! Para teres uma leve ideia, uma bateria à volta dos 16 kWh, no nosso mercado, pode custar para cima de 1000 € (sem contar com instalação e transporte).
Aliás, há carros elétricos com baterias mais pequenas que esta de 39 kWh, para teres ideia do tamanho e capacidade.
Assim, fica a questão… Investirias numa bateria doméstica de grande capacidade para a tua casa ou achas que a responsabilidade de manter a rede elétrica estável deve ser exclusivamente das distribuidoras? Deixa a tua opinião na caixa de comentários em baixo.







