Só precisa de duas coisas para um Windows mais rápido!

spot_img

Por vezes recorremos a grandes truques para conseguirmos ter um Windows mais rápido. Mas na realidade na maioria das vezes só precisa de fazer duas coisas. São as mais básicas e também aquelas que fazem a maior diferença. Isto porque o maior problema do Windows está naquilo que é carregado sem necessidade nenhuma.

Só precisa de duas coisas para um Windows mais rápido!

As apps quando o PC vai arrancar

Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.

Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.

Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aí verá uma série de aplicações.

Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.

Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devíamos desativar.

Desativar aplicações desnecessárias em segundo plano

Em primeiro lugar comece por aceder às definições. Para esse efeito basta carregar na pesquisa do Windows 11 e escrever Settings. Depois do lado direito clique em Open.

Windows 11 segundo plano

Logo a seguir clique em apps do lado esquerdo. Depois na janela do lado direito escolha a opção Apps & Features.

Entretanto vai ver que surge uma grande lista de apps. Aí clique nos três pontos à frente da aplicação onde quer mexer e depois clique em Advanced Options.

Agora procure a entrada Background apps permissions.

Aí tem três opções. Escolher Always, Power optimized que é a opção por defeito ou então Never. Escusado será dizer que se quiser impedir esta app de correr em segundo plano deverá escolher Never. Se por algum motivo quiser que ela esteja sempre a correr (não recomendado) escolha Always.

Quando tiver acabado o processo basta fechar as definições.

Não perca nenhuma informação importante. Registe-se na nossa Newsletter grátis e receba todas as notícias diariamente no e-mail. Siga-nos também no Google Notícias.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
- Publicidade - Globaldata

Em destaque

Leia também...