Um SSD traz sempre um boost de velocidade. Mas porquê?

A troca de um disco rígido (HDD) por um SSD, é um dos melhores upgrades que pode fazer ao seu PC. A meu ver, é superior ao aumento da capacidade da memória RAM, visto que como o armazenamento é utilizado como memória virtual (quando não existe RAM suficiente no sistema), é possível melhorar a velocidade de todo o sistema com a simples troca para uma Solid State Drive (SSD).

Além disto, como num SSD é possível aceder a todos os chips de memória ao mesmo tempo, também eliminamos o tempo de procura que o ponteiro e disco giratório do HDD trazem para cima da mesa.

Mas… Percebe os detalhes? Qual é a razão para um SSD fazer com que um sistema que parecia acabado, comece a ter uma nova vida? Vamos tentar perceber.



Um SSD traz sempre um boost de velocidade. Mas porquê?

SSD velocidade

Portanto, de forma muito resumida, devido à sua velocidade pura e dura, os SSDs reduzem o tempo que o PC realmente necessita para transferir dados do armazenamento para a memória do sistema. O que claro está, é algo que tem de ser obrigatoriamente feito, antes que o CPU seja capaz de fazer o que quer que seja. Isto não só reduz drasticamente o tempo de preparação de qualquer programa, como também faz com que todo o sistema operativo seja mais eficiente.

Além da velocidade pura que um SSD traz para cima da mesa, temos também de tirar da equação a latência na procura de informação num disco rígido tradicional, que mencionei em cima. Ou seja o ‘Seek Time‘ ou ‘Rotational Delay‘. Tudo devido ao facto de um SSD não ter qualquer peça móvel, isto enquanto um HDD precisa de movimentar a agulha e o disco magnético, de forma a procurar e encontrar os blocos de informação.

É preciso ter em conta que num sistema moderno, a memória de um sistema é quase sempre um recurso escasso, e por isso, valioso!

Apesar de muita coisa ter mudado nos últimos anos, a verdade é que a memória RAM ainda é um recurso muito valioso, e por vezes, muito raro. Além dessa situação, alguns programas podem precisar de mais memória do que aquilo que o SO estava à espera. Por isso, temos o sistema de ‘Pages’! Que basicamente é uma parceria entre a memória (RAM) e o armazenamento (SSD ou HDD) num PC.

Ou seja, o Sistema Operativo vai sempre jogar pelo seguro, ao reservar grandes pedaços de memória, de seu nome ‘Pages‘. A ideia aqui é simples, é evitar que os programas fiquem sem memória no sistema. Por isso, parte do armazenamento é utilizado para guardar estas mesmas ‘pages‘, quando não necessárias pelos programas em execução.

Assim, com um aumento de velocidade no armazenamento, o tempo de troca de pages entre a memória RAM e armazenamento também fica mais curto, o que claro está, resulta numa melhoria dramática de performance em todas as situações de utilização.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também