Um processador Intel Core i7 é sempre mais rápido que um i5?

Intel

Um processador Intel Core i7 é sempre mais rápido que um i5? – Eu sei que esta questão, para quem está dentro do assunto, é bastante fácil de responder! Mas na verdade, muitos utilizadores vêm falar comigo com esta dúvida, e por isso, vamos tentar responder da melhor maneira possível. Porque, no fundo, é uma boa pergunta!

Primordialmente, um Intel Core i5, é exatamente igual a um Intel Core i7! A grande diferença, é o facto da funcionalidade ‘Hyper-Threading’ estar desativada.

Em suma, se desativar o ‘Hyper-Threading’ de um processador i7, este vai ter a mesma exata performance de um Intel Core i5 comparável.


Nota: Isto já foi mais verdade no passado, visto que na atual geração, o i7-9700K e i9-9900K, têm oito núcleos, enquanto o i5-9600K tem apenas 6.

No entanto, podemos dizer que agora, o i7 e i9, são exatamente iguais, à exceção do ‘Hyper-Threading’.


Então, como é que um CPU Intel Core i5, irá ser mais rápido que um i7?

Muito simples, em workloads ‘single-thread’, um i5 comparável, irá ser mais rápido, se tiver uma frequência mais alta. Dito isto, falamos em comparável, se estivermos a falar da mesma geração, e com o mesmo número de núcleos.

Além disso, os processadores Intel Core estão em constante evolução! E por isso, um Intel Core i5 da geração mais recente, pode ser mais rápido que um Intel Core da geração passada.



Mas como é que isto é possível?

Por exemplo, o ainda muito recente i5-8400, é um processador com seis núcleos, que consegue chegar aos 3.8GHz, com a funcionalidade ‘Turbo’. É também muito mais recente que o ‘velhinho’ Intel Core i7-2700k, e por isso, vai ter uma performance bastante superior.

O mesmo poderá acontecer em geração bastante mais próximas. (Intel Core i5-9600k vs Intel Core i7-9700k)

Temos também o exemplo do super recente i5-9600K, que pode ser mais rápido que o antigo i7-7700K, em algumas situações.

Afinal de contas, enquanto o 7700K tem quatro núcleos (com Hyper-Threading). O 9600k tem seis núcleos (sem Hyper-Threading). O que com a ajuda de algumas melhorias arquiteturais, lhe irá dar a vantagem em vários tipos de aplicações.

No entanto, dentro da mesma geração, um i7, irá ser sempre mais rápido que um i5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!