Inicio Hardware Um processador Intel Core i7 é sempre mais rápido que um i5?

Um processador Intel Core i7 é sempre mais rápido que um i5?

Um processador Intel Core i7 é sempre mais rápido que um i5? – Eu sei que esta questão, para quem está dentro do assunto, é bastante fácil de responder! Mas na verdade, muitos utilizadores vêm falar comigo com esta dúvida, e por isso, vamos tentar responder da melhor maneira possível. Porque, no fundo, é uma boa pergunta!

Primordialmente, um Intel Core i5, é exatamente igual a um Intel Core i7! A grande diferença, é o facto da funcionalidade ‘Hyper-Threading’ estar desativada.

Em suma, se desativar o ‘Hyper-Threading’ de um processador i7, este vai ter a mesma exata performance de um Intel Core i5 comparável.


Nota: Isto já foi mais verdade no passado, visto que na atual geração, o i7-9700K e i9-9900K, têm oito núcleos, enquanto o i5-9600K tem apenas 6.

No entanto, podemos dizer que agora, o i7 e i9, são exatamente iguais, à exceção do ‘Hyper-Threading’.


Então, como é que um CPU Intel Core i5, irá ser mais rápido que um i7?

Intel core i7

Muito simples, em workloads ‘single-thread’, um i5 comparável, irá ser mais rápido, se tiver uma frequência mais alta. Dito isto, falamos em comparável, se estivermos a falar da mesma geração, e com o mesmo número de núcleos.

Além disso, os processadores Intel Core estão em constante evolução! E por isso, um Intel Core i5 da geração mais recente, pode ser mais rápido que um Intel Core da geração passada.



Mas como é que isto é possível?

Intel core i7

Por exemplo, o ainda muito recente i5-8400, é um processador com seis núcleos, que consegue chegar aos 3.8GHz, com a funcionalidade ‘Turbo’. É também muito mais recente que o ‘velhinho’ Intel Core i7-2700k, e por isso, vai ter uma performance bastante superior.

O mesmo poderá acontecer em geração bastante mais próximas. (Intel Core i5-9600k vs Intel Core i7-9700k)

Temos também o exemplo do super recente i5-9600K, que pode ser mais rápido que o antigo i7-7700K, em algumas situações.

Afinal de contas, enquanto o 7700K tem quatro núcleos (com Hyper-Threading). O 9600k tem seis núcleos (sem Hyper-Threading). O que com a ajuda de algumas melhorias arquiteturais, lhe irá dar a vantagem em vários tipos de aplicações.

No entanto, dentro da mesma geração, um i7, irá ser sempre mais rápido que um i5.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Windows 10: AMD, Nvidia e Intel têm novos updates! Atualize já

Todos queremos um PC a dar o máximo e sobretudo que esteja pronto para as próximas versões do Windows 10 e também para os...

Mega-promoção 2020 Cyber Week: Windows 10 a 7 Euros

Apesar da grande venda da Black Friday já ter acabado, assim como a Cyber Monday, as megapromoções não param. Assim, a Godeal24.com já preparou...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade! Atualize já

Em Setembro do ano passado, a Google adicionou uma nova visualização de memórias no Google Fotos. A ideia é ajudar os utilizadores a descobrirem...

Espera por Cyberpunk 2077? Streams só depois do lançamento!

Estando a apenas uma semana de distância, Cyberpunk 2077 já faz com que vários jogadores sintam aquele friozinho na barriga. Afinal de contas, este...

Nova personagem bombástica vai chegar ao Fortnite! Krat…

Apesar de já se encontrar no mercado há uma série de anos, Fortnite não parece querer desacelerar. Afinal de contas, depois da nova season...