UltraRAM: Memória RAM e Armazenamento SSD no mesmo pacote

Como deve saber, apesar de ambos os componentes servirem para armazenar ‘dados’ (de forma completamente diferente, claro), a memória RAM e o armazenamento SSD estão sempre em partes separadas de qualquer aparelho computacional. Mas isso pode estar prestes a mudar.

UltraRAM: Memória RAM e Armazenamento SSD no mesmo pacote

UltraRAM

Portanto, há muito tempo que as fabricantes andam a tentar combinar as vantagens da memória RAM e chips NAND Flash (base do SSD), num único produto. Mas nem sempre as coisas correram bem, sendo exatamente por isso que os dois componentes críticos se têm mantido separados. Contudo, agora temos um novo produto, denominado de UltraRAM, que parece ter algum potencial para ser diferente. 

Afinal de contas, investigadores Britânicos parecem ter conseguido um avanço muito interessante, que por sua vez, podem meter a UltraRAM mais perto da produção em massa.

O que é a UltraRAM?

Segundo a definição da equipa, é uma tecnologia de memoria capaz de combinar a capacidade não volátil do armazenamento interno, com a velocidade, eficiência energética e durabilidade do chip que dá vida à memória RAM (DRAM).

Curiosamente, esta nem é a primeira tentativa de juntar as capacidades dos dois tipos de memória num único produto. Como foi o caso da XL-Flash da Western Digital, memória Optane da Intel, ou a Z-NAND da Samsung. Mas foram sempre produtos que nunca tiveram grande sucesso, e acabaram cancelados.

No entanto, ao contrário de todos estes produtos falhados, a UltraRAM parece ser menos complexa! Por isso, muito mais barata de produzir em massa. Além disso, parece também ser muito durável, ao conseguir aguentar mais de 10 milhões de ciclos de escrita.

Em suma, as coisas estão a mudar, e num futuro muito próximo, falar de SSDs e Memória RAM, de forma separada, pode ser coisa do passado. O que seria extremamente positivo para o mundo dos smartphones, graças a várias poupanças no consumo de energia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será isto o futuro da memória? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!