Último update do Windows 11 criou um problema. Resolva agora

Recentemente a Microsoft começou a disponibilizar uma nova build do Windows 11, mais concretamente a versão 22000.100. No entanto, apesar de corrigir muitos erros e adicionar novas funcionalidades nem tudo correu bem. Assim, vários insiders que têm este sistema operativo instalado começaram a receber uma mensagem de erro que diz “Something went wrong”. Isto sobretudo quando tentam fazer login através do Windows Hello. No entanto é possível resolver a situação com o último update do Windows 11.

Último update do Windows 11 criou um problema. Resolva agora

Ora existem duas soluções. Uma é simplesmente utilizar um PIN e esperar que a Microsoft resolva este problema numa versão posterior. A outra é remover o driver biométrico do Windows Hello e deixar que o Windows instale uma nova versão que já vai funcionar bem.

Para o fazer na caixa de pesquisa escreva Device Manager.

update do Windows 11

Depois quando o Gestor de dispositivos abrir procure por Biometric Devices. Entretanto clique com o botão direito do rato e escolha a opção Uninstall em Windows Hello Face Software Device.

Imagem: MSPowerUser.com

A seguir reinicie o seu PC. Logo a seguir o Windows vai instalar o driver certo e o problema estará resolvido.

O que mudou na nova versão?

O Windows 11 KB5004300 vem com muitas melhorias na barra de tarefas. Uma delas é a forma como aparecem os ícones de sistema quando se carrega na seta que está na barra de tarefas. Até aqui ainda não tínhamos direito a uma interface muito moderna. Pelo menos com os cantos mais arredondados que agora a Microsoft tanto gosta. Com este update passamos a ter e o módulo com os ícones já não aparece preso à barra.

windows 11 build, update do Windows 11

Para além desta melhoria, a Microsoft atualizou também o ícone do teclado touch na barra de tarefas para ir de encontro ao tamanho dos outros ícones. Já o calendário também sofreu algumas melhorias.

E temos também algumas novidades no update do Windows 11

Para além disso a nova versão chega com um novo design no sistema de alertas para as aplicações que estão na barra de tarefas. Assim se alguma das apps necessitar da nossa atenção ela começa a piscar. Visualmente é muito mais perceptível. No entanto este piscar ocorre de forma muito subtil. Depois acaba por parar e por baixo surge uma pequena barra vermelha.

A loja da Microsoft também teve direito a novidades na navegação. Agora o deslizar pela app parece mais rápido e temos novas animações quando abrimos uma app ou um filme.

Para além de tudo o que referi a Microsoft resolveu também um problema em que o explorer.exe deixava de funcionar quando dávamos um clique na data e hora. Foi também ultrapassada uma situação em que o computador não conseguia retornar do estado de hibernação. Para além disso já pode dar um clique na barra de tarefas para fechar o menu Iniciar ou a pesquisa. Isto estava em falta nas builds originais.

Outra das grandes novidades é a integração do Teams na barra de tarefas do Windows 11. Deste modo é possível iniciar-se uma conversa logo a partir da barra de tarefas. Tudo ocorre num estilo muito semelhante ao que se verificava com o MSN Messenger. Só não temos o Nudge para abanar as janelas dos nossos amigos.

Instalar a nova atualização é bastante simples. Basta ir à pesquisa escrever Check for update e depois dar um clique em Open. Nesse momento será verificada a existência de atualizações. Depois serão instaladas

Há problemas descobertos nesta nova versão?

Não foram descobertos novos problemas mas há coisas que a Microsoft sabe que ainda não funcionam tão bem. Por vezes a barra de tarefas pode tremer e a app de definições deixar de funcionar. Entretanto o Windows pode mostrar, por vezes, o item errado quando dá um clique num ícone. Por outro lado o painel de pesquisa pode não abrir ou aparecer a prato.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!