Ubuntu, Fedora e OpenSUSE estão a chegar à loja Windows


Por em

O Ubuntu estará em breve disponível para instalação no Windows 10 a partir da Windows Store, o que são sem dúvida boas notícias para quem gosta deste sistema operativo.

Não, não estamos loucos e está mesmo a ler esta notícia, até porque esta informação foi anunciada por Terry Myers, da Microsoft, na conferência anual para developers.

Os programadores poderão descarregar esta distribuição de Linux a partir da Windows Store no sistema operativo Windows 10 a partir do Outono, e o mesmo terá a capacidade de executar diversas distribuições em simultâneo.

É certo que apelidar essas versões de Linux de distribuições está quase incorreto, uma vez que sem o kernel Linux, eles são apenas distribuições GNU … ou distribuições do Windows … Ou, como as quiserem chamar.

É um novo mundo estranho

De qualquer forma, a Microsoft diz que este sistema foi desenvolvido para ser agnóstico de distribuições. Importa salientar que apesar de poderem instalar o Ubuntu, o Fedora e o OpenSUSE a partir da loja do Windows, não vão estar a instalar uma distribuição Linux com ambiente de interface gráfica, servidor e conjunto de aplicações X11.

O que na realidade vão obter é uma conta de utilizador e um ambiente de desenvolvimento Ubuntu / Fedora / OpenSUSE completo no Windows, sem a sobrecarga de virtualização ou emulação.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

IKI MOBILE KF5 Cork Edition: O poder está na cortiça

HTC U 11 será oficializado amanhã numa conferência de imprensa

Seguinte