A Uber anunciou que vai começar a usar inteligência artificial para melhorar automaticamente as fotos dos pratos nos restaurantes que fazer parte da Uber Eats.
Algo que à primeira vista parece uma boa ideia, visto que estamos a falar de iluminação melhorada, maior definição, enquadramento mais cuidado… tudo para ajudar os restaurantes a “brilhar” na app. Mas será mesmo uma melhoria? Ou estamos a caminhar para um catálogo de comida que pura e simplesmente não existe?
Uber Eats vai melhorar fotos com IA. Cuidado com o que encomendas!
Caso não saiba, segundo a própria Uber, a plataforma já conta com mais de 1.5 milhões de restaurantes espalhados por 11 mil cidades em seis continentes. É muita oferta, e com isso vem a necessidade de se destacar.
Para tal, a Uber está a lançar um conjunto de ferramentas “inteligentes”, incluindo IA generativa para resumir reviews, preencher automaticamente descrições dos menus… e sim, mexer um bocadinho nas fotos.
O objetivo declarado é ajudar os restaurantes a terem melhor presença visual na app, mesmo que as fotos originais não tenham qualidade profissional. A IA trata de tudo! Luz, resolução, apresentação, etc..
Mas por mais bem-intencionada que a ideia seja, é impossível não levantar bandeiras vermelhas. Afinal, estamos a falar de alterar a perceção do produto real. Consegue imaginar ficar “apaixonado” por um foto, para depois receber a pizza mais cansada que alguma vez viu a luz do dia? Isso é ou não publicidade enganosa?
A Uber garante que estas melhorias visuais não vão deturpar o prato, mas sim elevá-lo visualmente para refletir melhor a experiência final. Mas… Confia nisto?
A IA tem a sua utilidade, mas acredito que não tem de meter o bedelho em rigosorosamente tudo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!