Atenção Uber Eats: drones vão poder voar durante a noite!

Os Estados Unidos vão permitir que os pequenos drones passem a voar à vontade durante a noite. Esta informação chega da FAA que é a organização que regula a aviação em solo americano. A revelação foi feita esta semana e isto é maior do que se pensa. É que se trata de um grande avanço para os drones começarem a ser utilizados para propósitos comerciais como entregas. Aliás basta imaginarem um serviço de Uber Eats baseado totalmente em drones. Em solo americano já há várias transportadoras a considerarem entregas através deste sistema. De facto, há cadeias de fast food a olharem já para isto em algumas cidades.

Atenção Uber Eats: drones vão poder voar durante a noite!

A Reuters refere que a FAA já queria legislar esta questão há muito tempo. Era necessário regularmentar e abrir a porta a novos serviços, tudo com a máxima segurança. É verdade que vamos ter vários drones a voar, no entanto, não ao calhas. Para dar resposta às preocupações de quem anda com os pés assentes na terra eles terão de incluir uma tecnologia de identificação remota na maioria dos casos. Ou seja, o drone é logo identificado a partir do solo. Lembro que nesta altura estas operações com os drones estão limitadas aos Estados Unidos.

uber eats drones

Agora vamos olhar para as regras. Os drones só vão poder voar por cima das pessoas que estiverem diretamente a participar em operações ou estão localizadas debaixo de uma estrutura coberta ou dentro de um veículo estacionado. Já estou mesmo a ver um Uber Eats com drones.

Estas novas regras vão ter efeito 60 dias depois da publicação em Janeiro de 2021. Entretanto os fabricantes de drones têm cerca de 18 meses para dar início à produção de drones com identificação remota.

uber eats drones

A FAA considera que com estas regras há espaço para a integração segura de drones no espaço aéreo. Isto vai abrir a porta a muitos serviços. Ainda assim vejo que poderá acabar com outros. Ou seja, os estafetas da forma como os conhecemos podem mudar para sempre.

O que acha disto? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também