TVs com Android podem mudar para pior. Sabe porquê?

Há algumas decisões que não se percebem tão bem. Pelo menos logo à partida e esta parece ser uma delas. De uma forma geral é fácil percebermos que para um sistema funcionar bem convém que tenha memória RAM suficiente. Especialmente caso se trate de streaming e conteúdos multimédia. É por esse motivo que não se percebe muito bem o facto de as novas TVs precisarem apenas de 1GB de RAM mínimo para correrem o Android TV. Isto especialmente se considerarmos que o Google TV Streamer tem 4GB à disposição. Mas quais as razões para esta discrepância? É que na prática as TVs com Android podem mudar para pior.

A importância da memória

De facto, uma das melhores coisas do novo Google TV Streamer é a quantidade de memória que possui. Com 4 GB de RAM à sua disposição, o Google TV Streamer é um dos dispositivos de transmissão multimédia com melhor desempenho, mesmo que não tenha um processador particularmente rápido. No entanto, é um caso isolado em termos de capacidade de memória, uma vez que a grande maioria dos dispositivos de streaming com Android tem 1,5 a 2 GB de RAM. O Android não precisa de muita memória para funcionar, especialmente quando só é necessário executar uma aplicação de cada vez, como acontece nas televisões, mas continua a precisar de uma quantidade mínima para proporcionar uma experiência de utilizador aceitável. A Google acredita que esse mínimo é de 1 GB de RAM para algumas das novas TVs que serão lançadas com o Android TV 14. Isto como refere o site AndroidAuthority.

O Android TV 14 é a versão mais recente da versão otimizada para TV do sistema operativo Android.

Como o próprio nome indica, é baseado no Android 14, mas algumas funções que estão nos dispositivos móveis não são aplicáveis ao Android 14 para TVs. Afinal, as televisões são um formato totalmente diferente, com expectativas de utilização totalmente diferentes das do hardware portátil, como telemóveis e tablets.

A Google tem em conta essas diferenças, impondo diferentes requisitos de software e hardware para televisores e equipamentos móveis. Os dispositivos portáteis, por exemplo, devem ter pelo menos 2 GB de RAM para serem certificados pela Google para executar o Android. Provavelmente, 2 GB de RAM num telemóvel não é suficiente para a maioria das pessoas, razão pela qual é o mínimo necessário para passar a certificação e só o faz se o telemóvel tiver o Android Go Edition. No entanto, agora está tudo ainda mais estranho. Isto dado que a quantidade mínima de memória que um novo dispositivo Android TV precisa para passar na certificação é agora de apenas 1 GB.

Neste caso menos não é mais

Anteriormente, as TVs 1080p tinham que ter pelo menos 1,5 GB de RAM. Já as TVs 4K tinham que ter pelo menos 2 GB de RAM para serem certificadas pelo Google para executar a Android TV. Agora, os televisores de 1080p só precisam de ter 1 GB de RAM. Já os televisores 4K só precisam de ter 1,5 GB de RAM para obterem a certificação Android TV, embora, se o fizerem, tenham de se declarar como dispositivos com pouca memória para poderem tirar partido das várias optimizações do Android para pouca RAM.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também