Tudo sobre a aplicação de fotografia do Facebook

A aplicação de fotografia desenvolvida pelo Facebook está prestes a chegar a Portugal, mas será capaz de competir com o Instagram, ou até mesmo substitui-lo?

Quando começa a usar a aplicação vai notar que a interface é um pouco diferente comparativamente ao Instagram. Existe um feed de notícias para as fotografias dos seus amigos (e a opção de mostrar apenas as suas) e nada mais.

O feed de notícias é vulgar, contudo, a grande diferença é que tem a oportunidade de ver uma pré-visualização das fotografias da sua galeria no topo de ecrã. Ao arrastar essa secção para baixo consegue visualizar todas as fotos que tirou.

Edição

Para iniciar o processo de edição de imagem pode tirar uma nova fotografia ao pressionar o ícone de câmara ou escolher uma que tirou da galeria de fotografias (Camera Rol).

Carregue na fotografia com que pretende interagir e ela passa a ocupar todo o ecrã para que possa passar ao processo de edição. Deste modo pode cortar a imagem com facilidade, rodá-la, entre a aplicação possível de diversos filtros.

Os filtros

A aplicação de filtros é muito semelhante ao que sucede com o Instagram, sendo que eles estão localizados na parte inferior do ecrã e pode navegar por eles e carregar nos mesmos para visualizar como ficará a fotografia. Existem actualmente 15 efeitos, sendo que muitos deles são semelhantes.

Identificação e Upload

Para identificar alguém numa foto apenas necessita de carregar por cima dela e a aplicação pode dizer-lhe onde as caras se encontram, uma funcionalidade muito interessante e intuitiva.

Para fazer o upload da sua imagem apenas necessita de dar um clique no ícone com um visto no lado direito e é–lhe perguntado se pretende publicar a foto. Aqui pode adicionar um comentário, uma localização, ou marcar pessoas, assim como escolher quem a pode visualizar incluindo publico, amigos ou apenas o utilizador em questão.