Inicio outros Tubos de vácuo podem ser os computadores do futuro

Tubos de vácuo podem ser os computadores do futuro

Os tubos de vácuo são os adereços por excelência da ficção científica distópica ou optimista dos anos cinquenta e dos desenhos animados, dos Jetsons a Futurama, mas de algum modo nunca se tornaram a panaceia da computação. Pelo menos até agora.

O principal problema dos tubos de vácuo era a miniaturização: de centímetros a polegadas de tamanho, um computador com tubos de vácuo não estava simplesmente na sala. Ele era a sala.

Mas os tubos de vácuo sempre tiveram algo aliciante: através do vácuo, a energia viaja sem resistência, ao contrário do que acontece com os transístores. Aí, por mais eficiente que seja o material, continua a ser um sólido denso, que oferece resistência à passagem de corrente.

O que vem mudar o cenário dos tubos de vácuo é a nossa capacidade para organizar nanoestruturas que replicam um tubo de vácuo, mas a uma escala microscópica.

O resultado é aquilo a que a faculdade de engenharia da UC San Diego está a chamar o primeiro dispositivo microelectrónico opticamente controlado sem semicondutores.

Uma estrutura em forma de cogumelos feitos de ouro assenta sobre uma camada de silicone e outra de dióxido de silicone. Para se criarem electrões livres no espaço, basta aplicar-se um laser infravermelho e voltagem mínima, abaixo de 10 Volts.

O resultado é uma condutividade 1,000 vezes melhorada. Os electrões simplesmente podem fluir melhor e mais depressa sem colidirem com os átomos dos semicondutores.

No entanto, esta estrutura é uma prova de conceito, e os responsáveis indicam que terão de ser estudadas novas estruturas específicas para dispositivos específicos.

Para ler mais: UC San Diego Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...