Há alguns meses atrás, vários especialistas apontaram para os 3nm como um processo que iria ter de durar muitos e bons anos no mercado, tal é a atual complexidade e preço de desenvolvimento no campo da miniaturização de transístores – A base para qualquer chip.
Mas, num mercado tão importante como este e com tanta concorrência a crescer de forma absurda (Samsung e Intel), a TSMC não parece ter muita vontade de tirar o pé do acelerador.
TSMC já olha para os 1.4nm. Evolução é para continuar!
Portanto, durante a IEDM (IEEE International Electron Devices Meeting), onde se falou um pouco sobre o futuro do mundo tecnológico, a TSMC decidiu anunciar que o seu processo de produção de 1.4nm já está em desenvolvimento. Além disso, foi também anunciado que o processo de 2nm vai começar a sua produção em massa já em 2025.
Dito isto, o processo de 1.4nm da TSMC tem o nome oficial de A14. Porém, não sabemos muito mais acerca desta tecnologia.
Mais concretamente, apenas sabemos que podemos apontar para 2027 ou 2028, porque os 2nm deverão chegar em 2025 (N2) com o processo otimizado (N2P) a chegar em 2026. Além disso, é muito provável que a TSMC utilize a tecnologia gate-all-around FETs (GAAFETs) neste processo.
Aliás, nem a própria TSMC sabe o que poderá fazer com o seu novo processo de produção. Visto que ainda existe a possibilidade de elementos empilháveis verticalmente.
Será que a Apple vai ser (novamente) a primeira a adotar este processo de produção em 2027? Ou seja, será que vamos a Apple a conseguir 1 ano de exclusividade em todos os novos processos de nova geração que a TSMC lançar? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.