TSMC destruiu milhares de GPUs NVIDIA por acidente – A TSMC confirmou na passada sexta feira, que um defeito nas suas linhas de produção, fez com que a fabricante tivesse de por no lixo dezenas de milhares de wafers de 12nm/16nm. Após uma investigação, foi descoberto que uma camada de foto resistência utilizava alguns componentes que estavam contaminados.
Os danos chegaram aos 550 milhões de dólares! E a NVIDIA foi uma das empresas que mais sofreu com este acontecimento
O processo de 12/16nm é considerado o ‘topo de gama’ da TSMC, e apesar de estar prestes a ser substituído pelo de 7nm… Ainda contribui com a maior taxa de lucros anuais da empresa.
Assim, como deve saber, todas as placas gráficas NVIDIA da atual geração, tem como base um GPU destas linhas. E por isso, é também óbvio, que vários GPUs acabaram no lixo, em vez de nas prateleiras.
Pois bem, enquanto que um produto de 28nm tem cerca de 40-50 camadas. Em comparação, um produto de 14nm/10nm tem cerca de 60 camadas, com os 7nm a contar com 80-85 camadas. (Curiosamente, os 5nm deverão ter cerca de 100… Como será o 3nm?)
Portanto, utilizando as técnicas de litografia atuais, os tempos de produção, estão a aumentar de 40 dias (28nm), para 60 dias para os 14nm/10nm, e finalmente 80-85 dias para os 7nm. Assim, existiu aqui um atraso, e perda de tempo (e dinheiro), brutal para a empresa. Que está neste momento numa fase de crescimento explosivo, devido ao sucesso do seu processo de 7nm.
Assim, se tivermos em conta que 10.000 wafers da NVIDIA foram diretamente para o lixo, e a GeForce RTX 2060 tem um GPU de 445mm^2… Podemos estimar que cerca de 1.2 milhões de GPUs, vão acabar por não chegar ao mercado a tempo.
Contudo, a TSMC afirma que isto não é assim um problema tão grave. E que já tem planeado um aumento de produção no segundo trimestre para tentar dar vazão a todas as encomendas.
TSMC destruiu milhares de GPUs NVIDIA por acidente – Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!