TSMC continua a melhorar o seu processo de fabrico de 7nm!

TSMC continua a melhorar o seu processo de fabrico de 7nm! – Parece que a TSMC está a conseguir alcançar todos os objetivos do seu planeamento para os próximos anos! Afinal de contas, depois de completar o seu processo de fabrico de 7nm EUV, já existe uma caminho bem claro para chegar aos 5nm, e depois aos 3nm!

A partir do fim de Março, a TSMC vai começar a produzir em massa ‘wafers’ de 7nm, utilizando EUV (Extreme Ultraviolet Lithography)! (A ASML, um fabricante de maquinaria para este tipo de produção, já alocou cerca de 18 das 30 máquinas encomendadas em 2019 pela TSMC)

Portanto, assim que chegarmos ao fim do próximo mês, e a produção de 7nm EUV chegar ao seu pico… A TSMC vai começar a introduzir o processo de 5nm nas suas linhas.

de 7nm

Curiosamente, o processo de 5nm vai continuar a usar a tecnologia EUV, e similarmente, também deverá ser viável para o processo de 3nm. (A produção em massa de produtos de 5nm, está programada para o início do próximo ano)

Dito tudo isto, fica uma questão… Mas a TSMC não produz já produtos 7nm em massa?

Sim, aliás, as linhas de produção de 7nm já estão a todo o gás, desde Abril de 2018! No entanto, esta mudança para EUV, irá permitir baixar o número de defeitos, aumentando também toda a eficiência de todo o processo.

Desta maneira, a TSMC vai demorar menos tempo a fabricar, e vai apresentar um maior volume. (Sendo assim possível fechar ainda mais contratos)

Pois bem, no ano passado, o processo EUV de 7nm, equivaleu a cerca de 9% das vendas totais da TSMC. Por outro lado, este ano, parece que o objetivo é chegar aos 25%!

Em suma, mesmo tendo em conta alguns contra-tempos que a TSMC teve no fim de 2018, início de 2019. Parece que está tudo a correr bem, com várias fábricas em construção para a produção de produtos de 5nm em 2020. Bem como outras fábricas também em construção, para tentar começar a produção de 3nm, em 2022.

Escusado será dizer, que a TSMC é neste momento a empresa campeã no fabrico de ‘Wafers’… Será que em 2022 a Intel já lançou os 10nm?


Ademais, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também