EbtProteger o smartphone contra ataques online já é um hábito para muitos, mas isso de pouco serve se o equipamento for roubado. Com o aumento dos furtos e roubos, está na altura de aplicar medidas que dificultem ao máximo a vida aos ladrões. Assim não ignore estes truques para proteger o telemóvel.
Não deixe o ladrão ganhar: os truques para proteger o telemóvel
Ativar as funções de proteção contra roubo
Tanto o Android como o iOS oferecem opções de segurança que devem estar sempre ativas. Assim no Android 16, a nova funcionalidade Theft Detection Lock bloqueia automaticamente o telemóvel se este for arrancado da mão. Há ainda bloqueio offline e reinício após inatividade para evitar tentativas de bypass. No iOS, o Stolen Device Protection adiciona atrasos de segurança em alterações sensíveis e torna o bloqueio mais robusto.
Usar um eSIM
Entretanto ao contrário dos cartões SIM físicos, os eSIM não podem ser facilmente desassociados. Isto torna mais difícil utilizar o telemóvel com outro número e ajuda a manter a localização ativa, mesmo depois do roubo.
Proteger apps com dados sensíveis
Bancos, carteiras digitais e aplicações com informação pessoal devem estar protegidas com Face ID, Touch ID ou impressão digital. No Android, é possível esconder apps sensíveis no espaço privado para maior segurança.
Ativar a localização remota
O Find My da Apple e o Find Hub do Android permitem localizar o dispositivo mesmo quando está offline. A nova geração de rastreadores Android com ultra wideband melhora a precisão na localização.
Usar a proteção contra reset de fábrica
Entretanto o Android bloqueia automaticamente o equipamento após reset, exigindo o login na conta Google anterior. Assim i-sto impede que o telemóvel se revenda ou reutilize por terceiros.
Usar um cordão ou sistema anti-roubo físico
Simples, mas eficaz: um cordão que prenda o telemóvel ao corpo pode evitar roubos em locais movimentados. Pode não ser estético, mas já salvou muitos equipamentos em transportes públicos.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!