Ninguém está imune. Um dia qualquer, vais ao multibanco levantar dinheiro, fazer uma transferência ou simplesmente ver o saldo. Parece tudo normal… até alguém te distrair. Ou até meteres o cartão e algo não bater certo. E é aí que este truque quase secreto no multibanco pode mesmo salvar-te.
O truque no multibanco que poucos conhecem e pode salvar-te
A burla que acontece em segundos
Já deves ter ouvido falar das burlas com o cartão preso. O esquema é simples: colocam um dispositivo no multibanco para prender o cartão e alguém “amável” aparece para te “ajudar”. Enquanto estás nervoso a tentar tirar o cartão, essa pessoa já decorou o teu PIN ou trocou o cartão por outro igual.
E quando dás por isso, a conta já foi esvaziada.
O botão que quase ninguém usa mas devia
Agora vem a parte importante.
Podes anular uma operação e bloquear o teu cartão imediatamente, mesmo sem o tirares da máquina. Basta carregar numa sequência de botões específica que a maioria das pessoas desconhece (e que os burlões contam que continues a ignorar).
Como fazer
Se sentires que algo está errado, o cartão preso, demora anormal, ecrã estranho, carrega imediatamente em “CANCELAR” (geralmente o botão vermelho) durante vários segundos.
Em alguns modelos mais recentes, se mantiveres esse botão pressionado por mais de 5 segundos, o sistema entra em modo de segurança e anula a operação e bloqueia temporariamente o cartão, impedindo que seja usado até o desbloqueares no banco.
Outro truque importante: ouve o som da leitura do cartão. Se não ouvires aquele “clic” habitual ou o ecrã demorar muito a responder, desconfia logo.
O que fazer se achares que foste vítima
- Liga imediatamente para o banco e bloqueia o cartão.
- Confirma os últimos movimentos da conta.
- Faz queixa na polícia, mesmo que não tenham conseguido levantar dinheiro.
- Nunca aceites ajuda de estranhos, por mais simpáticos que pareçam.
Este botão pode valer ouro
Não é exagero. Saber usar o botão de cancelamento do multibanco pode ser a diferença entre proteger o teu dinheiro ou cair num esquema que acontece todos os dias em Portugal muitas vezes mesmo à porta dos bancos.
Partilha este artigo com alguém que precise de saber isto porque informação é proteção.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!



