O iPhone, apesar de já não inovar há alguns anos, é o smartphone que domina o mercado mobile mundial. Algo que acontece porque a Apple não inventa. Ou seja, a cada ano que passa, ganha mais poder, mais câmaras, mais truques de software, etc… Mas há uma coisa que continua a não acompanhar esse ritmo: a saúde da bateria.
Principalmente se fores do tipo de utilizador que é de facto muito exigente com o seu smartphone. Hotspot, música a tocar, chamadas, GPS, etc… Tudo ao mesmo tempo. Tudo isto pesa na bateria.
A boa notícia? A Apple lançou recentemente uma função que quase ninguém conhece, mas que pode dar anos de vida à bateria do teu iPhone. Chama-se Limite de Carga e chegou com os modelos iPhone 15. Sim, faz toda a diferença.
O que é o Limite de Carga e por que devias usá-lo?
Esta opção está escondida nas definições do iOS 17, mas só nos iPhones 15 ou mais recentes. Para a ativar, vai a Definições > Bateria > Carregamento e lá dentro encontras um novo deslizador chamado Limite de Carga. Podes defini-lo para 80%, 85%, 90%, 95% ou 100%.
Porquê não usar 100% da bateria?
Simples! As baterias de lítio desgastam-se mais depressa quando estão sempre carregadas até ao topo. As baterias, sejam num smartphone, tablet, relógio, portátil ou até num carro elétrico, gostam mais de estar entre os 40% e os 80%. Nem muito vazias, nem muito cheias.
Assim, ao limitar a carga, estás a reduzir o stress químico na bateria. Menos stress significa menos degradação ao longo do tempo. Se também estiveres atento, ao não deixar a bateria cair para menos de 40%, estás a conseguir ainda melhores efeitos.
Aliás, manter o iPhone sempre a 100% é uma das piores coisas que podes fazer se queres que a bateria dure mais que dois anos. Além disso, ao capares a carga a 80% estás também a reduzir a geração de calor, o que é essencial para quem usa capas grossas (tipo OtterBox) ou vive em zonas com temperaturas altas.
E quem tem um iPhone mais antigo?
Se tens um modelo anterior ao iPhone 15, não desesperes. Ainda há coisas que podes fazer para poupar a bateria. A mais útil é a Carga Otimizada da Bateria, que está em Definições > Bateria > Estado da Bateria e Carregamento. Funciona de forma inteligente, aprendendo os teus hábitos de carregamento para só carregar até 80% quando sabe que não vais precisar de mais. Depois, completa os 100% pouco antes de precisares.
Podes também ativar o Modo de Poupança de Energia, reduzir o brilho do ecrã para 70% ou menos, encurtar o tempo de bloqueio automático e até desligar o brilho automático para evitar que o iPhone ande sempre a ajustar a luz com base no ambiente.
Vale a pena?
Se queres evitar andar sempre com power banks atrás ou gastar mais de 100€ a trocar de bateria daqui a ano e meio, a resposta é óbvia: sim. Usa o Limite de Carga. É das poucas coisas simples que fazem uma diferença real na longevidade do teu iPhone.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!