Como escrevi aqui, fiquei muito desiludido com uma das operadoras low-cost a operar em Portugal, e não, não estou a falar da DIGI. Como a infraestrutura da DIGI ainda está em crescimento, e tem alguns problemas em algumas zonas para mim críticas, decidi optar pela Amigo, que é a sub-marca low-cost da Vodafone, que foi a minha operadora durante mais de 10 anos.
Afinal de contas, se a infraestrutura era exatamente a mesma, e ia pagar muito menos, pareceu-me um casamento feito no céu. Mas não. As operadoras low-cost não funcionam como as marcas principais. Vais ter limitações no acesso à rede, especialmente em zonas mais congestionadas, limitações de dados e acesso à rede em roaming, e claro, velocidades muito limitadas.
Na prática, és sempre cliente de segunda linha quando a rede está cheia.

A questão aqui é, das 3 operadoras low-cost a atuar em Portugal (Woo, Uzo e Amigo), as regras são diferentes para todas elas. Sim, há limites em todas. Mas há operadoras com menos limitações que outras. Aliás, a coisa não muda só e apenas na experiência do dia-a-dia, até na adesão e app as coisas são muito diferentes.
Hoje mudei para a Woo, e estou impressionado com o serviço!
Troquei de operadora em menos de 2 minutos. Impecável!
A Amigo tem vários problemas que vão além das limitações na velocidade e acesso à rede. Aliás, se quiseres ficar a saber mais sobre as diferenças entre as low-cost portuguesas, podes clicar aqui.
A app da Amigo é fraca, perde o login várias vezes só porque sim, e nem permite pagamento recorrente por MBWay. Tens de ir à app pagar “à mão”. Além de tudo isto, se for algo que te faz falta, a Amigo não tem suporte à tecnologia eSIM. São limitações importantes em 2026.
Por sua vez, a app da Woo muda o jogo! O serviço parece, pelo menos por enquanto, superior às concorrentes. Tem eSIM. Tem uma app mais evoluída onde podes mandar vir o cartão e fazer a portabilidade, tudo coisas que fazes em menos de 2 ou 3 minutos.
É aquele tipo de experiência que simplesmente funciona, sem dores de cabeça.
Ah, e tem a possibilidade de fazer pagamentos recorrentes a partir do MBWay.
No final do dia, como a fidelização começa a ter os dias contados, podes trocar de operadora as vezes que quiseres, por isso, podes ir sempre atrás da melhor low-cost do momento, ou da melhor campanha. Por exemplo, eu estava a pagar 8€ por mês, e agora estou a pagar 7€, pelo mesmo exato tarifário.
Mas fica a lição! Preço mais baixo quase sempre significa compromissos escondidos.







