Eu sei que é uma pergunta estranha, porque o iPhone Fold ainda nem sequer foi oficializado, quanto mais lançado. Mas… Hoje fizeram-me essa pergunta, e de facto, não fui capaz de responder. Algo que me deixou surpreendido comigo mesmo, porque não sou, de todo, o maior fã de smartphones dobráveis.
Mas, no lado da Apple, acredito que a proposta vai ser diferente, e por isso, muitíssimo mais interessante.
Trocavas um iPhone 17 Pro por um iPhone Fold?
Portanto, até aqui, apesar de ser um pedaço de hardware interessante e diferenciado, a realidade é que o smartphone dobrável não conseguiu ainda justificar a sua presença no mercado. Sim, o Fold abre e oferece um tablet a partir de um smartphone “normal”, mas… A sua utilidade fica muito aquém do preço pedido, porque as apps do ecossistema Android não foram feitas a pensar em dobráveis. Aliás, apesar de ser quase poético, a verdade é que o dobrável Android falha, porque os tablets Android também falham.
Se ninguém quer um table Android, porque razão iria querer um smartphone que se transforma em tablet? Só para ver séries ou filmes? Não faz sentido.
Então… Porquê o interesse com o iPhone Fold?
Simples, porque a Apple pode mudar tudo isto!
Claro que o iPhone dobrável vai ter compromissos, como qualquer outro dobrável. Um deles deverá estar nas câmaras, visto que a grande maioria dos leaks aponta para um módulo traseiro com apenas 2 sensores em vez de 3.
Mas, em tudo o resto, a Apple pode dar uma lição ao mundo mobile.
É que, segundo tudo o que sabemos, o formato do iPhone Fold não vai ser igual ao formato que a Samsung, Oppo, Huawei, Xiaomi, etc… Andam a apresentar e a popularizar no mercado global. A ideia é que o aparelho seja menos alto, e que se estenda para o tamanho de um iPad mini.
Porquê um iPad Mini? Simples, porque a partir deste momento, o iPhone Fold pode tirar partido de todas as apps que já foram lançadas para o iPad. Isto significa que vai existir um suporte muito mais alargado, e como tal, a utilidade deste smartphone que se transforma em tablet dispara para níveis nunca antes vistos.
Fechado é um iPhone um bocadinho menos alto. Mas, aberto, é um tablet a sério, e isso pode mudar o jogo.
Além de tudo isto, a Apple não se mete em coisas só porque sim. O iPhone Fold vai sentir-se como um dobrável realmente acabado, algo que não tem sido fácil de fazer para as fabricantes Android.
O problema pode ser o preço, porque a Apple nunca foi amiga da carteira dos consumidores. Mas, verdade seja dita, a Apple já nem é a marca que mais dinheiro pede no mercado. De facto, os smartphones só não aumentaram mais ao longo dos últimos 2 anos, porque a Apple anda a manter os preços há várias gerações. Por isso, pode surpreender nesse campo.
Conclusão
Ando completamente farto de smartphones que são iguais todos os anos. Por isso, se a Apple for capaz de meter alguma da sua magia, acredito que a coisa possa mudar para melhor. Se calhar… Dou o salto.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.









