MEO/NOS/Vodafone: vale a pena trocar para o router Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 é a nova versão da tecnologia Wi-Fi que está a chegar aos operadores. Assim não há de demorar muito até recebermos esta informação que, sem dúvida, vai deixar os utilizadores interessados. No entanto se for pagar mais para ter um Router Wi-Fi 7 ao seu operador é preciso ponderar algumas coisas. É que em alguns casos pode não valer a pena. Assim vamos explicar-lhe os casos em que é necessário e aqueles em que não é necessário trocar para o router Wi-Fi 7.

MEO/NOS/Vodafone: vale a pena trocar para o router Wi-Fi 7?

Como em tudo existem razões para mudar, ou não, para o novo router. No caso desta tecnologia é verdade que é muito mais rápida e em alguns cenários pode compensar. Mas não em todos.

- Advertisement -

As razões para mudar já

Está a atualizar para um plano de Internet Multi-Gigabit

Os planos de Internet multi-gigabit (mais rápidos do que um gigabit por segundo) são mais comuns e acessíveis do que nunca. Por isso, se está a planear atualizar para um plano multi-gigabit, um router Wi-Fi 7 complementará perfeitamente a sua banda larga com as suas velocidades de transmissão ultra-rápidas e menor latência do que os routers Wi-Fi da geração anterior. Afinal, não quer que o seu router se torne um estrangulamento na transmissão dessa velocidade de dados multi-gigabit para os seus dispositivos. O Wi-Fi 6E já mal consegue acompanhar uma fibra gigabit, pelo que quem for além disso precisa do Wi-Fi 7, a menos que esteja disposto a instalar Ethernet.

Wi-Fi HaLow, ligado à Internet, Wi-Fi 7 chegou, Internet sem fios falhar, ligações Wi-Fi interrompidas, Wi-Fi 7 rápido, colocar o router Wi-Fi, Wi-Fi do café, utilizar Internet às escondidas, interferências no router, ligado ao Wi-Fi mas sem Internet, velocidade de internet em casa, Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi

Tal como o Wi-Fi 6E, o Wi-Fi 7 utiliza a banda de 6GHz para fornecer conetividade super-rápida aos dispositivos suportados. Graças ao novo canal de 320MHz, pode ser ainda mais rápido do que o Wi-Fi 6E na banda de 6GHz. No entanto, as altas velocidades do Wi-Fi 7 não se limitam à banda de 6GHz; as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz também proporcionam velocidades mais rápidas num router Wi-Fi 7.

Ter sempre a última tecnologia

Embora ainda seja cedo para os dispositivos Wi-Fi 7, vários smartphones, computadores portáteis, placas de rede para computadores de secretária e outros estão disponíveis com Wi-Fi 7. Por isso, se já tiver reunido uma boa seleção de dispositivos compatíveis com Wi-Fi 7, pode fazer sentido adquirir um router Wi-Fi 7. Tirará o máximo partido dos dispositivos Wi-Fi 7 e preparará a sua configuração para futuras actualizações. É claro que, embora não obtenha quaisquer benefícios tangíveis significativos com dispositivos com hardware Wi-Fi de geração mais antiga, um novo router irá melhorar a sua experiência geral.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Entre as suas muitas funcionalidades fantásticas, o Wi-Fi 7 suporta o funcionamento Multi-Link, que pode alternar dinamicamente entre bandas ou utilizar as três bandas em simultâneo para proporcionar uma melhor qualidade e fiabilidade da ligação, algo que não é possível obter com os routers da geração anterior. Os routers Wi-Fi 7 são também melhores a lidar com as interferências e podem cortar partes de um canal com interferências em vez de eliminar todo o canal.

A sua rede doméstica está congestionada

Os routers Wi-Fi mais antigos podem ficar sobrecarregados com o número crescente de dispositivos da Internet das Coisas e de dispositivos domésticos inteligentes. No entanto, o Wi-Fi 7 foi concebido para lidar facilmente com uma elevada densidade de dispositivos Wi-Fi. Pode ligar-se a vários dispositivos sem ficar congestionado. Assim, se a sua configuração atual estiver a ficar obstruída com demasiados dispositivos IoT e de casa inteligente, está na altura de mudar para um router Wi-Fi 7 para obter ajuda. Pode não conseguir tirar o máximo partido dele até ter uma quantidade significativa de dispositivos Wi-Fi 7, mas a conetividade geral irá melhorar em sua casa.

Porque deve esperar para atualizar

Apesar das vantagens a verdade é que há alguns bons motivos para esperar e evitar a taxa de adoção antecipada do Wi-Fi 7.

Tem uma Internet Gigabit ou mais lenta

O Wi-Fi 7 é excelente, mas adicionar um router Wi-Fi 7 a uma ligação gigabit ou sub-gigabit é simplesmente um exagero, e acabará por pagar mais por praticamente nada. Qualquer bom router Wi-Fi 6 ou 6E será adequado para a sua ligação à Internet. E se a sua ligação Wi-Fi for irregular ou irregular, um sistemapor cabo é um investimento muito melhor.

Pode esperar que os preços baixem. Nessa altura, já deve ter alguns dispositivos Wi-Fi 7 e pode até estar pronto para atualizar para uma ligação multi-gigabit. Mesmo sem uma ligação multi-gigabit, um router Wi-Fi 7 fará sentido dentro de alguns anos, quando os preços forem mais razoáveis.

Já possui um router Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E

Como mencionado, os routers Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E são mais do que suficientes para a maioria das pessoas em 2024. Se já possui um, não há necessidade de o atualizar sem uma razão específica. Os routers Wi-Fi 6E podem lidar facilmente com uma ligação gigabit e incluem a banda de 6 GHz para obter uma faixa de tráfego de dados não congestionada, desde que tenha dispositivos compatíveis com Wi-Fi 6E. Além disso, se ainda estiver a utilizar um router Wi-Fi 5, mas não satisfaz nenhuma das razões de atualização acima mencionadas, uma atualização para um router Wi-Fi 6E faz mais sentido do que optar por um router Wi-Fi 7.

Tem dispositivos antigos com segurança sem fios mais antiga

Os routers Wi-Fi modernos, especialmente os que possuem normas Wi-Fi mais recentes, tendem a abandonar a segurança e a encriptação sem fios mais antigas, e o mesmo acontece com os routers Wi-Fi 7. Até agora, todos os routers Wi-Fi 7 que vimos não suportam WEP, e alguns nem sequer suportam WAP em SSIDs para a banda de 5GHz. A falta de suporte de WEP não é nova, e não a encontrará na maioria, se não em todos, os routers Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E.

Por isso, se a sua casa tiver dispositivos limitados a WEP, não vai querer apressar-se a adquirir um router Wi-Fi 7. Isto os tornará incapazes de utilizar o Wi-Fi sem que abra a rede Wi-Fi, o que nunca é uma boa ideia. Por isso, é mais sensato esperar até poder atualizar os dispositivos antigos ou fazer acordos de conetividade alternativos para eles. Do mesmo modo, se tiver dispositivos antigos com segurança WAP que ainda não pode atualizar, certifique-se de que são compatíveis com um novo router Wi-Fi 7 antes de fazer uma encomenda.

Agora já sabe as razões para trocar ou não para o Router Wi-Fi 7.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.