Cuidado: trocar para eSIM pode ter muitas desvantagens!

Tem havido uma tendência crescente na mudança para eSIM, sobretudo para quem tem iPhone. É verdade que até parece uma boa ideia. Pelo menos no papel. Isto porque deixamos de ter de lidar com cartões físicos. No entanto nem tudo é assim tão perfeito. De facto se pretender trocar para eSIM tem de ter em conta algumas desvantagens.

Cuidado: trocar para eSIM pode ter muitas desvantagens!

Inconveniência ao mudar de dispositivo

Trocar de telefone com um cartão SIM físico é simples. Assim basta remover o SIM do seu dispositivo antigo, colocá-lo num novo e todas as suas informações, como seu número de telefone e contactos (se armazenados no SIM), são transferidos instantaneamente. No entanto, é necessário seguir vários passos ao trocar de dispositivo com eSIMs.

SIM swapping, burla da portabilidade

Se muda frequentemente de aparelho, o eSIM pode ser um incómodo.

O eSIM não é ideal para viajar

A utilização de um eSIM em viagem pode parecer conveniente, uma vez que pode comprar facilmente um eSIM e activá-lo à chegada, mas a realidade está longe disso. Muitos países e operadoras ainda não suportam nativamente o eSIM. Como tal ao viajar para uma determinada localização poderá não conseguir ligar-se a uma rede.

O eSIM requer uma ligação à Internet para se ativar

Uma grande desvantagem dos eSIMs é que eles exigem uma ligação à internet para a ativação. Ao contrário dos cartões SIM físicos, que começam a funcionar imediatamente após serem inseridos num dispositivo, os eSIM têm de se descarregar e ativar no dispositivo após a leitura do código QR. Isto torna-se um problema se estiver numa situação em que necessita de acesso imediato a serviços móveis, mas se encontra numa área com acesso limitado à Internet, como durante uma viagem.

cuidado: trocar para esim pode ter muitas desvantagens!

Os fornecedores de serviços de rede podem localizá-lo facilmente

Embora os eSIMs facilitem a ativação de planos em movimento (dado que tem tudo o que precisa), também têm uma desvantagem. Os eSIMs facilitam aos fornecedores de rede o rastreio da sua localização e atividade. Ao contrário dos cartões SIM físicos, que se podem remover facilmente de um dispositivo, um eSIM está diretamente no dispositivo. Isto significa que o meu telemóvel está sempre ligado à rede, o que facilita aos fornecedores a monitorização dos meus movimentos.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também