Inicio Fora da Caixa Tratamento do cancro do pâncreas pode chegar em dois anos

Tratamento do cancro do pâncreas pode chegar em dois anos

Um novo tratamento desenvolvido pela Universidade de Tel Aviv pode induzir a destruição das células cancerígenas do pâncreas, erradicando o número de células malignas em até 90% após duas semanas de injeções diárias com uma pequena molécula conhecida como PJ34. Podemos estar a um pequeno passo para tratar eficazmente o cancro do pâncreas.

Tratamento do cancro do pâncreas pode chegar em dois anos

O cancro do pâncreas é um dos cancros mais difíceis de tratar. A maioria das pessoas diagnosticadas com a doença nem sequer vive cinco anos após o diagnóstico.

O estudo, liderado pela Prof. Malka Cohen-Armon e pela sua equipa na Faculdade de Medicina Sackler da TAU, em colaboração com a equipe da Dra. Talia Golan no Centro de Pesquisa de Cancro no Sheba Medical Center, foi recentemente publicado na revista Oncotarget.

cancro do pâncreas

Mais especificamente, o estudo descobriu que o PJ34, quando injetado por via intravenosa, causa a autodestruição de células cancerígenas humanas durante a mitose, o termo científico para divisão celular.

O estudo foi realizado com xenoenxertos, o transplante de cancro do pâncreas humano para ratos de laboratório imunocomprometidos. Um mês após a injeção diária da molécula por 14 dias, “houve uma redução de 90% das células pancreáticas no tumor”, afirmou Cohen-Armon ao jornal The Jerusalem Post. “Num rato, o tumor desapareceu completamente.”

“Esta molécula causa uma anomalia durante a mitose de células cancerígenas humanas, provocando uma rápida morte celular”. “Assim, a multiplicação celular em si resultou na morte celular nas células cancerígenas tratadas”.

Além disso, o PJ34 parece não ter impacto nas células saudáveis, portanto “não foi observado nenhum efeito adverso”. Os ratos, entretanto, continuaram a crescer e a ganhar peso como de costume.

Este mecanismo, segundo esta investigadora, foi publicado pela primeira vez em 2017 quando foi usado para tratar com eficácia cancro da mama.

Embora a equipa não tenha estudado especificamente se o tratamento poderia prolongar ou não a vida útil de um paciente, pode-se presumir que será a conclusão lógicas se as células cancerígenas forem eliminadas.

Quanto tempo levará para passar de testes com ratos para testes em humanos?

Isto levará pelo  menos dois anos, caso exista financiamento suficiente.

Assim, o grupo vai testar o tratamento em porcos. No entanto, depois vai pedir permissão à FDA para administrar esta molécula em humanos.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Boas notícias para a Huawei! Mais uma licença (Samsung Display)

A Huawei esteve num duelo de morte com a Samsung durante vários anos, tudo em disputa pelo primeiro lugar no mercado de smartphones... No...

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...