Inicio Reviews TP-Link NC450: A câmara Wi-Fi que garante a vossa segurança

TP-Link NC450: A câmara Wi-Fi que garante a vossa segurança

Com a chegada do Verão chegam também os eventuais problemas de segurança: – normalmente é nesta altura que muitas casas ficam vazias e sem vigilância. Mesmo a propósito desta época estival eis que a TP-Link se lembrou de nos enviar para teste a câmara Wi-Fi NC450. Na prática e com uma relativa facilidade, este equipamento permite-nos verificar o estado da segurança da nossa casa, independentemente do local onde nos encontremos.

Preferem a análise em vídeo? Vejam abaixo

O design

A câmera sem fios TP-Link, totalmente branca, apresenta um design muito sofisticado que assenta que nem um luva em qualquer parte da casa.

TP-Link NC450

Dentro da caixa encontra-se, como não poderia deixar de ser, a câmara TP-Link NC450, o adaptador de corrente, a antena externa, os parafusos e a base que permite a montagem deste equipamento na parede. Inclui ainda um cabo Ethernet, um injetor PoE passivo e o guia de instalação rápida. Se não estão familiarizados com o termo PoE, significa Power over Ethernet e descreve um sistema padronizado ou ad hoc que passa energia elétrica juntamente com os dados nos cabos Ethernet.

TP-Link NC450

Esta câmara com um design muito atrativo disponibiliza na parte traseira uma porta Ethernet que permite a ligação deste equipamento por cabo, a antena Wireless e o botão WPS/Reset.

As caraterísticas

A câmara TP-Link NC450 inclui um sensor CMOS de 1 Megapixel que pode gravar vídeo com a resolução máxima de 1280×720 pixéis (720p) a 30 frames por segundo. Utiliza o codec de compressão de vídeo H.264 e permite efetuar diversas configurações ao nível do brilho, contraste e saturação. A câmara possui ainda um LED infravermelho que garante a capacidade de visão noturna.

TP-Link NC450

Este dispositivo pode rodar 300 graus e inclinar-se 110. Na prática isto significa que podem rodar a câmara remotamente até qualquer ângulo e verem tudo o que se está a passar numa determinada divisão da casa.

TP-Link NC450

Muito completa, possui ainda algumas funcionalidades avançadas como a deteção de som e movimento, sendo possível enviar notificações por push ou email quando algum comportamento estranho é detectado. Outro aspeto que importa realçar é o áudio bidirecional, o que significa que pode utilizar a câmara para comunicar com as pessoas que se encontrem nesse local.

Imaginem, por exemplo, que o vosso filho está em casa sozinho e querem falar com ele. Podem fazê-lo com facilidade, bastando apenas que tenham a aplicação tpCamera instalada no vosso smartphone.

Esta câmara Wi-Fi muito avançada vem ainda com um slot microSD que permite acomodar cartões até 32GB. Estes cartões são utilizados para armazenar fotografias e vídeos que poderão visualizar mais tarde.

Tratando-se de uma câmara sem fios importa salientar que este modelo funciona apenas com redes wireless 2.4 GHz e é compatível com os standards 802.11 b/g/n.

O funcionamento

Colocar esta câmara em funcionamento não é uma tarefa complicada, sendo que na prática apenas necessitam de utilizar um cabo ethernet ou o botão WPS, para além do smartphone. Podem também utilizar o injetor PoE passivo que acompanha este equipamento.

TP-Link NC450

Existe ainda outra forma de configurarem este dispositivo que não envolve o smartphone. Basta ligarem-no ao router Wireless, obterem o endereço de IP com que a câmara fica registada na rede e digitarem-no no browser para acederem à administração. A vantagem deste método é permitir um controlo total sobre as funcionalidades da câmara. Podem também efetuar atualizações de firmware e muito mais.

Se estão menos habituados a estas andanças vão preferir certamente a utilização do smartphone para controlarem a câmara. A app disponibilizada pela TP-Link é compatível com qualquer equipamento Android ou iOS e ainda nos ajuda a estabelecer a ligação. Porém tenham em mente que a app não disponibiliza tantas opções de configurações como se utilizassem o browser do vosso computador. Apesar disto as funções mais importantes estão presentes como rodar e inclinar a câmara.

TP-Link NC450

TP-Link NC450

Se pretenderem ligar-se à câmara remotamente, terão de utilizar o serviço disponibilizado pela TP-Link, ou seja, oTP-Link cloud. Lembramos que para o efeito poderá ser necessário descarregar e instalar um plugin no browser.

O Veredicto

Esta câmara da TP-link vem provar que um sistema de vigilância nao necessita de de ser demasiado complexo ou caro para fazer bem o seu trabalho. Tudo funcionou bem ao nível da capação de som e da imagem e gostámos especialmente da facilidade de configuração. Por tudo isto, merece sem dúvida a nossa aprovação.

Preço recomendado: 129,90 Euros (embora já a tenhamos encontrado em algumas lojas com um preço a rondar os 90 Euros). Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

Precisa de uma TV nova para a PS5… Mas calma!

TV nova para a PS5? As novas consolas trazem consigo hardware significativamente mais poderoso em comparação à atual geração. Por isso, para tirar partido...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

Waze recebe uma nova atualização na próxima semana!

O Google Maps e o Waze são sem dúvida as duas melhores aplicações de navegação. Pertencem ambas à Google e recebem atualizações com muita...