TP-Link NC450: A câmara Wi-Fi que garante a vossa segurança

98406
0
Share:

Com a chegada do Verão chegam também os eventuais problemas de segurança: – normalmente é nesta altura que muitas casas ficam vazias e sem vigilância. Mesmo a propósito desta época estival eis que a TP-Link se lembrou de nos enviar para teste a câmara Wi-Fi NC450. Na prática e com uma relativa facilidade, este equipamento permite-nos verificar o estado da segurança da nossa casa, independentemente do local onde nos encontremos.

Preferem a análise em vídeo? Vejam abaixo

O design

A câmera sem fios TP-Link, totalmente branca, apresenta um design muito sofisticado que assenta que nem um luva em qualquer parte da casa.

Dentro da caixa encontra-se, como não poderia deixar de ser, a câmara TP-Link NC450, o adaptador de corrente, a antena externa, os parafusos e a base que permite a montagem deste equipamento na parede. Inclui ainda um cabo Ethernet, um injetor PoE passivo e o guia de instalação rápida. Se não estão familiarizados com o termo PoE, significa Power over Ethernet e descreve um sistema padronizado ou ad hoc que passa energia elétrica juntamente com os dados nos cabos Ethernet.

Esta câmara com um design muito atrativo disponibiliza na parte traseira uma porta Ethernet que permite a ligação deste equipamento por cabo, a antena Wireless e o botão WPS/Reset.

As caraterísticas

A câmara TP-Link NC450 inclui um sensor CMOS de 1 Megapixel que pode gravar vídeo com a resolução máxima de 1280×720 pixéis (720p) a 30 frames por segundo. Utiliza o codec de compressão de vídeo H.264 e permite efetuar diversas configurações ao nível do brilho, contraste e saturação. A câmara possui ainda um LED infravermelho que garante a capacidade de visão noturna.

Este dispositivo pode rodar 300 graus e inclinar-se 110. Na prática isto significa que podem rodar a câmara remotamente até qualquer ângulo e verem tudo o que se está a passar numa determinada divisão da casa.

Muito completa, possui ainda algumas funcionalidades avançadas como a deteção de som e movimento, sendo possível enviar notificações por push ou email quando algum comportamento estranho é detectado. Outro aspeto que importa realçar é o áudio bidirecional, o que significa que pode utilizar a câmara para comunicar com as pessoas que se encontrem nesse local.

Imaginem, por exemplo, que o vosso filho está em casa sozinho e querem falar com ele. Podem fazê-lo com facilidade, bastando apenas que tenham a aplicação tpCamera instalada no vosso smartphone.

Esta câmara Wi-Fi muito avançada vem ainda com um slot microSD que permite acomodar cartões até 32GB. Estes cartões são utilizados para armazenar fotografias e vídeos que poderão visualizar mais tarde.

Tratando-se de uma câmara sem fios importa salientar que este modelo funciona apenas com redes wireless 2.4 GHz e é compatível com os standards 802.11 b/g/n.

O funcionamento

Colocar esta câmara em funcionamento não é uma tarefa complicada, sendo que na prática apenas necessitam de utilizar um cabo ethernet ou o botão WPS, para além do smartphone. Podem também utilizar o injetor PoE passivo que acompanha este equipamento.

Existe ainda outra forma de configurarem este dispositivo que não envolve o smartphone. Basta ligarem-no ao router Wireless, obterem o endereço de IP com que a câmara fica registada na rede e digitarem-no no browser para acederem à administração. A vantagem deste método é permitir um controlo total sobre as funcionalidades da câmara. Podem também efetuar atualizações de firmware e muito mais.

Se estão menos habituados a estas andanças vão preferir certamente a utilização do smartphone para controlarem a câmara. A app disponibilizada pela TP-Link é compatível com qualquer equipamento Android ou iOS e ainda nos ajuda a estabelecer a ligação. Porém tenham em mente que a app não disponibiliza tantas opções de configurações como se utilizassem o browser do vosso computador. Apesar disto as funções mais importantes estão presentes como rodar e inclinar a câmara.

Se pretenderem ligar-se à câmara remotamente, terão de utilizar o serviço disponibilizado pela TP-Link, ou seja, oTP-Link cloud. Lembramos que para o efeito poderá ser necessário descarregar e instalar um plugin no browser.

O Veredicto

Esta câmara da TP-link vem provar que um sistema de vigilância nao necessita de de ser demasiado complexo ou caro para fazer bem o seu trabalho. Tudo funcionou bem ao nível da capação de som e da imagem e gostámos especialmente da facilidade de configuração. Por tudo isto, merece sem dúvida a nossa aprovação.

Preço recomendado: 129,90 Euros (embora já a tenhamos encontrado em algumas lojas com um preço a rondar os 90 Euros).

Design9
Facilidade de Utilização9
Software8.5
Relação Qualidade/Preço8.8
Esta câmara da TP-link vem provar que um sistema de vigilância nao necessita de de ser demasiado complexo ou caro para fazer bem o seu trabalho. Tudo funcionou bem ao nível da capação de som e da imagem e gostámos especialmente da facilidade de configuração. Por tudo isto, merece sem dúvida a nossa aprovação.
8.8
Share:
Bruno Fonseca

Leave a reply